Dentre as características mais buscadas por recrutadores no mercado de trabalho, está a capacidade criativa. Entretanto, essa habilidade não é exercitada de maneira satisfatória se você não tiver a iniciativa de desenvolvê-la. Nesse sentido, é essencial procurar meios de favorecer esse aspecto e ter uma imaginação fértil. Quer saber mais? Veja esta matéria do Nube!

Luis Antonio Población é presidente da Planneta, uma empresa do grupo Vitae Brasil. Para ele, a dificuldade em pensar fora da caixa está diretamente ligada aos moldes aplicados em salas de aula. “Os métodos de ensino impõem uma maneira de pensar aos alunos. As instituições mantém a postura de transmitir informações de maneira arcaica, baseada em processos de repetição”, expõe.

De acordo com Población, as escolas devem estimular a criação de conhecimento e não simplesmente favorecer a reprodução de conteúdo. “Essa forma tradicional pode engessar o raciocínio e bloquear outras formas de pensar. A preguiça, a acomodação e a falta de interesse desencadeadas pela educação não têm mais vez no século 21, pois não permite desenvolver a habilidade de buscar o novo”, afirma.

Justamente por isso, o especialista defende: “é preciso estimular esse aspecto com liberdade para explorar, criar, fazer à sua maneira”, explica. Para ele, esse processo deve ser iniciado desde à infância. “A criatividade não pode ser ensinada, mas estimulada e treinada. Isso deve ser um desafio permanente no cotidiano de uma classe.

Bruno Cezário é formado em economia pela Ibmec - Business School, no Rio de Janeiro. Para ele, “pensar de maneira inusitada sobre um problema específico e inovar, pode tornar meu processo produtivo muito mais rápido e eficaz”, afirma. Por isso, ele busca desenvolver esse aspecto. “Cada vez mais essa é uma característica procurada no mundo corporativo”, conta.

Em qualquer profissão, serão cobradas habilidades fundamentais para o universo dos negócios. Diferentemente dos conhecimentos técnicos, essas capacidades dificilmente são ensinadas em instituições de ensino. Por isso, o estágio surge como uma excelente maneira de favorecer o aprendizado do estudante e garantir a ele, então, mais chances de sucesso em meio à concorrência.

Viu como é importante se atentar a esse aspecto? Portanto, esteja sempre aberto a novos ensinamentos e desafios. Assim, você garante seu espaço e se torna um profissional de respeito. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe