Um aspecto fundamental para o mercado de trabalho funcionar hoje em dia está relacionado aos processos seletivos. São eles os responsáveis de encontrar os melhores talentos para uma empresa. Há várias maneiras de avaliar um candidato, mas, dentre elas, qual deixa os jovens mais confortáveis? Descubra nesta matéria do Nube!

Todo ser humano tem uma maneira específica de ser testado sem se sentir desconfortável para atingir seu desempenho máximo. Isso não é diferente quando tratamos do mundo corporativo. Nesse sentido, cada profissional pode ter uma ideologia diferente sobre como deve ser a seleção ideal.

Para entender a percepção dos jovens sobre o assunto, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “se você pudesse escolher, qual tipo de entrevista preferiria participar?”. Com mais de 8 mil votantes, a resposta “modelo individual e presencial” se destacou, com 61% dos votos. Entretanto, grande parte dos processos seletivos têm, em ao menos uma de suas etapas, uma prova coletiva.

Ana Claudia Manzatto estuda direito na Facamp, Faculdade de Campinas. Ela também se insere no perfil de quem prefere os modelos com testes individuais. “As pessoas ficam muito tímidas em grupo e não conseguem mostrar seus potenciais”, acredita. Sendo assim, é necessário procurar maneiras de se destacar e conquistar a vaga.   

A professional coach, Kerlly Barbosa, de São Paulo comenta o resultado. “A exposição ao público costuma gerar muita ansiedade nos candidatos, principalmente em sua primeira experiência”, explica. Para ela, algumas avaliações podem ser constrangedoras se o selecionador não estiver devidamente preparado. “Mesmo os mais extrovertidos podem sentir o desconforto”, afirma.

Portanto, para a especialista, o preparo para esse compromisso é fundamental em todas as idades e níveis hierárquicos. Kerlly relata: até quem está há mais tempo sofre com essas dificuldades. “Na atual situação do país, quem era convidado para oportunidades devido aos seus resultados, está se sentido perdido por não saber como proceder na busca por recolocação”, conta.

Por isso, a coach dá uma dica: “se existe um segredo para vencer o nervosismo em uma entrevista e se destacar de outros candidatos, o nome dele é ‘autoconhecimento’”. Para ela, é impossível ter bons resultados nesse momento sem saber seus próprios valores e motivações.

Para ter sucesso, é imprescindível procurar sempre maneiras de ser a melhor versão de si. Desse modo, você garante cada vez mais seu espaço em meio à concorrência e caminha para uma trajetória de muitos êxitos. O Nube acredita em seu potencial. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe