Você utiliza redes sociais profissionais? É comum as corporações aproveitarem o espaço para a divulgação de suas vagas e análise de perfis. De acordo com pesquisa da Jobvite, 92% dos especialistas de recrutamento usam ou planejam selecionar candidatos por meio das mídias. Porém, qual é a melhor maneira de se portar nesses ambientes?

Não é novidade o fato de as empresas observarem o perfil digital de potenciais candidatos. Afinal, se contratados, eles representarão a imagem da instituição e empregador nenhum deseja ter seu negócio atrelado a pessoas preconceituosas, por exemplo. Por isso, perguntamos aos nosso leitores se eles se preocupam com o conteúdo das publicações e 64,45%, dos 4.076 respondentes, afirmaram evitar postagens comprometedoras.

Quando o assunto é rede de relacionamento com fins de carreira, o cuidado deve ser redobrado. Por isso, a coach da Future-se, em Nova Friburgo (RJ), Ghislaine Sandri, recomenda: “Tenha cuidados básicos com a postura, como o linguajar, os sentimentos e críticas expressadas, bem como o comportamento em relação ao outro”. Para ela, estar nesse tipo de site dá mais chances para o candidato ser notado pelos headhunters. “Também é possível se atualizar em relação ao seu próprio desenvolvimento. Quem almeja a melhoria de performance estará conectado a pessoas nas quais pode se espelhar, encontrando cursos, atualizações, etc.”, afirma a especialista.

Pensando nisso, a estagiária Fernanda Schechtman aproveita as plataformas digitais para se manter em dia com o mundo do trabalho. “Faço networking e fico antenada em novas oportunidades”, conta. A jovem preocupa-se com a imagem virtual e não faz qualquer tipo de publicação. “Mantenho uma postura sempre corporativa e séria. As companhias procuram saber como é a pessoa por trás da entrevista”, explica a estudante.

Lembre-se: se contratado, você será a imagem da corporação. Adeque-se para conseguir seu lugar no mercado de trabalho. Aproveite para se cadastrar no site do Nube e manter seu currículo sempre atualizado.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe