Você anda estressado? Uma pesquisa feita pela empresa de gestão de projetos Wrike elencou as principais causas do sintoma no ambiente de trabalho. Para 52% dos 1.400 profissionais ouvidos, o desencontro de informações é a maior fonte de irritação. Como driblar a inquietação na hora de exercer o ofício? Saiba mais nesta matéria!

O estudo contou com a participação de colaboradores em todo o mundo. Cada um elencou mais de um fator gerador de desconforto. A dificuldade em organizar tarefas acumuladas foi votada por 51% dos entrevistados. A opção “metas irreais” também foi apontada por 49% dos respondentes.  

Yuri Mendes, estagiário na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, já passou por diversos momentos de esgotamento. “Quando ocorre, os motivos são sempre os mesmos: acúmulo de serviço, noites mal dormidas, alimentação fora do normal…” , conta o jovem. Para driblar a situação, ele evita reclamar e se concentra em achar saídas para os contratempos. “Olho todos os cenários possíveis, busco ajuda de companheiros e tento encarar tudo sempre pelo lado positivo. Principalmente, procuro confiar no meu talento para exercer as atividades confiadas a mim”, explica o estudante.

Para a psicóloga Karla Meles, Yuri está no caminho certo. “A maioria das pessoas não responde bem à pressão, se apega ao problema e esquece de focar na solução”, afirma. Segundo ela, as tensões podem vir de diversas formas. “A pressa, o excesso de responsabilidade, maus relacionamentos com colegas e chefes, medo de dizer não às demandas, sobrecarga de afazeres, pensamentos negativos e ansiedade em cumprir objetivos”, elenca a especialista. A fim de lidar com a circunstância, a coach deixa algumas medidas preventivas:

- Foque na resposta e não na adversidade;
- Posicione-se de maneira otimista no dia a dia;
- Questione a si mesmo: qual é a razão da impaciência? Como posso mudar esse cenário?
- Caso não consiga resolver o desgaste emocional sozinho, procure ajuda especializada.

Gostou das dicas? Não deixe o estresse atrapalhar o seu desenvolvimento profissional.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe