A conquista da tão sonhada vaga e o ingresso no mercado de trabalho são realizações importantes para muitos jovens. No entanto, a insegurança também toma grandes proporções. Segundo pesquisa do Nube, o maior desafio de quem começa a estagiar é demonstrar seu potencial e aprender as novas atividades. Com isso, separamos algumas dicas para ter êxito nesse momento!

Para a estudante de administração, Laura Ribeiro, um bom começo é estar disposto a aprender. “No início, é necessário ir com calma, tentar entender todo o processo, ter o máximo de atenção e se organizar bem”, conta. Além disso, ela também considera essencial saber lidar com outras pessoas. “Ter empatia para entender o impacto do próprio trabalho no dos outros e ter senso de cooperação e colaboração são indispensáveis”.

Para Beatriz Ferreira, coach de carreira e realização profissional do Rio de Janeiro, executar as atividades com êxito e entregar bons resultados é importante para atingir o sucesso e, sobretudo, fazer além de sua obrigação. No entanto, apesar de ser um diferencial, não é o bastante. “É preciso desenvolver outras habilidades, as quais englobam a ética, atitude, comunicação e relacionamento”, afirma.

De acordo com Celso Braga, sócio diretor do Grupo Bridge, atualmente, essas competências são fundamentais e os jovens precisam perceber a relevância delas para o seu crescimento dentro da organização. Inclusive, eles devem ir além do proporcionado pela faculdade. “Apenas ter conhecimento teórico não corresponde à realidade prática do mundo do trabalho”, aponta.

Portanto, segundo Beatriz, para alcançar o sucesso em sua função, é fundamental ter dedicação e foco. “O primeiro passo é conhecer bem a empresa e saber as expectativas”. A partir disso, elabore um planejamento para atingir os resultados esperados, mas descobrir também as capacidades necessárias para alcançá-los”. Será uma via de mão dupla, você dá suporte para a corporação e se desenvolve como profissional.

Para Braga, se o estudante se comprometer, rapidamente, a atividade se transformará em um trabalho fixo. “O estágio deixou de ser somente para aprendizado, mas ponte para mostrar o seu potencial”, finaliza.

Aproveite cada minuto dessa experiência o máximo possível. Tire o proveito de todos os ensinamentos e vivências para o bem de sua carreira e se torne um profissional de excelência. O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe