Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cresce-contratacao-de-jovens-aprendizes

Cresce contratação de jovens aprendizes  

Notícia | 06/08/2018

Cláudia Giannoni

Um balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho, em maio deste ano, revela a contratação de mais de 124 mil jovens aprendizes. Ao todo, desde 2005, 3,3 milhões de pessoas já passaram pela modalidade. Entenda mais sobre esse mercado!

De acordo com a Lei de Aprendizagem Profissional (Lei 10.097/2000), todas as empresas de médio e grande portes devem manter em seu quadro de funcionários, adolescentes de 14 a 24 anos. Essas cotas variam de 5% a 15% por estabelecimento.

Para Antônio Alves Júnior, representante do Ministério do Trabalho, o programa repercute na queda dos números de trabalho infantil e evasão escolar. Segundo Marly Miyake, gerente administrativo do Grupo KSL Associados, também permite às empresas moldarem novos profissionais, pois geralmente seus candidatos são pessoas dispostas a aprender e sem vícios anteriores. “É muito gratificante ver o desenvolvimento desses talentos. Eles aprendem a se comunicar e se relacionar com os colegas. Muitos chegam com dificuldades de olhar nos olhos em uma conversa e, com o passar do tempo, se tornam mais seguros e desinibidos”, finaliza.

Miriã Soares conheceu o incentivo por meio de sua irmã e conseguiu ingressar no mundo corporativo aos 14 anos. Hoje, aos 16, ela é assistente de backoffice. “Eu amadureci muito. Por meio de campanhas internas, tive diversas oportunidades para demonstrar meu potencial, até ser efetivada.”, comenta.

Já Débora Oliveira, de 21 anos, aproveitou a chance para realizar o sonho de cursar uma faculdade. “Consegui minha independência e estabilidade financeira, voltei a estudar e adquiri mais responsabilidade”, analisa.

Na cidade de Campinas, segundo o Caged - Cadastro geral de Empregados e Desempregados, as vagas para esse tipo de mão de obra cresceram 7,4% em 2017, se comparado a 2016. O número é 85% maior ao apresentado em todo o Brasil, com elevação de 4% no mesmo período. Para o economista, Fabrício Pessato, investir nesses colaboradores é uma grande vantagem. “Os empregadores contam com jovens interessados, dispostos e felizes por estarem se inserindo no ambiente de trabalho”, afirma.

Você já contratou um jovem aprendiz? Dê uma chance para sua empresa e veja como faz a diferença na equipe!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete