Você sabe conviver com quem é muito dominante? No ambiente de trabalho convivemos com variados tipos de pessoas, fator muitas vezes gerador de conflitos. Por isso, fizemos a pergunta “Como você lida com quem é mandão”? A grande maioria dos participantes (75,75%) afirmou escutar, pensar e argumentar com cuidado. Porém, qual é o melhor jeito de driblar esta situação? Saiba mais nesta matéria.

O levantamento contou com 32.082 respondentes, dos quais 16,65% afirmaram obedecer quem é impositivo a fim de evitar desentendimentos.  Já 5,10% disseram “só manda em mim quem tem mais poder e eu aceito”. Outros 2,32% até ouvem, mas fazem as coisas à sua maneira. A minoria (0,19%) não aceita ordens e vai para a discussão.

A gerente predial, Rosane Fernandes, do Rio de Janeiro (RJ), costuma ser diplomática e demonstrar com atitudes e procurar a igualdade entre as partes. “Já liderei indivíduos autoritários, os quais pareciam querer me ensinar como fazer as tarefas. Comecei a analisar o conhecimento delas sobre os assuntos, assim, me aproximei e acabei tornando-as minhas aliadas”. Para ela, é possível tirar boas experiências do contexto.

Para a psicóloga Marcele Medeiros, sujeitos imperativos tendem a ser insubordinados e não conseguem atuar bem em equipe. “Elas acreditam ter a verdade absoluta, inibem seus colegas de apresentarem ideias e manterem um relacionamento profissional com o perfil em questão”, explica. Na visão da especialista, até o próprio ditador perde muito em uma organização. “Esse tipo de colaborador não se abre a novos conhecimentos e argumentações sadias sobre temas passíveis de apresentarem melhores resultados para a empresa”, afirma Marcele.

A psicóloga deixa dicas para melhorar a convivência com os dominantes:

- Use sua inteligência emocional, respondendo sempre de forma objetiva e segura. Afinal, os mandões tendem a perceber e usar a insegurança do outro para ganharem poder;
- Envolva o perfil autoritário em suas ideias e faça ele se sentir importante, sem aumentar seu ego. Demonstre domínio do assunto.

Aproveite a observação para descobrir o tipo de especialista no qual não se espelhar. Faça melhor por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe