Seu nível de português é bom? De acordo com pesquisa do Nube, 77,6% das pessoas acredita ter bons conhecimentos e serem beneficiadas na carreira por isso. Porém, muitos recrutadores não percebem essa realidade. Como a habilidade influencia as contratações? Qual é o verdadeiro saber dos candidatos sobre o tema? Saiba nesta matéria!

Apesar de a maioria dos respondentes afirmarem dominar a língua nativa, erros ortográficos são a causa de 40% das eliminações em processos seletivos. Para Nathalia Herrera, analista de RH, a defasagem no aprendizado ocorre pela falta de dedicação aos estudos. Assim, muitos concorrentes acabam desclassificados. “Atualmente as empresas têm a expressão como requisito mínimo, independentemente do cargo. Mesmo se a pessoa for inserida no mundo corporativo, a possibilidade de crescimento na carreira fica menor por conta dos erros gramaticais cometidos”, explica.

Luana Silva, estudante de Psicologia na Universidade São Francisco, em Campinas (SP), entende a importância da competência. “Falar um bom português é um destaque. Nem todos acreditam ser, mas é importante se dedicar a esta ciência”, afirma. Ela sempre gostou muito de ler e escrever, hábitos auxiliadores da assimilação. “Precisamos saber nos comunicar bem para sermos notados. No mercado de trabalho isso faz toda a diferença”, finaliza.

Por isso, listamos algumas dicas para quem deseja se aprimorar no idioma:

1. Cultive o hábito de leitura e assista bons jornais para assimilar a fala correta.
2. Faça cursos para melhorar sua instrução.
3. Peça para outros apontarem seus vícios de linguagem.

Se você já é cadastrado aqui no site, aproveite para fazer o teste ortográfico gratuito e medir seus conhecimentos. Se ainda não é, cadastre-se gratuitamente agora mesmo! Bons estudos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe