Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-impacto-da-inteligencia-emocional-no-trabalho

O impacto da inteligência emocional no trabalho 

Notícia | 02/08/2018

Layane Bittencourt

Diante de tantas situações em nosso dia a dia, o emocional pode ser afetado com muita facilidade. Infelizmente, essa questão pode interferir negativamente no seu rendimento. Portanto, desenvolver a inteligência emocional pode ser satisfatório na sua rotina. Saiba como em nossa matéria!

De acordo com Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, esse conceito se refere a capacidade de uma pessoa de processar sentimentos de maneira adequada. Seus efeitos impactam diretamente na carreira, são positivos e, até mesmo, duradouros. “Desenvolvê-la e aprimorá-la, portanto, deve ser um dos objetivos de quem está rumo ao sucesso”, enfatiza. No entanto, segundo pesquisa feita com mais de 500 mil pessoas, publicada pela Revista Exame, somente 36% conseguiram identificar as próprias emoções.

Quando um profissional possui altos níveis dessa característica, os resultados surpreendem na organização. “Ele é capaz de transformar o ambiente e o próprio caminho rumo ao destaque”. Esse aspecto favorece o autoconhecimento, o controle das emoções, otimiza a comunicação e aprimora a questão empática. “Juntos, todos esses pontos colaboram para a satisfação se tornar melhor”. Entre eles, o especialista ressalta alguns dos benefícios:

Eleva a motivação e o engajamento: o colaborador fica mais inspirado e se esforça mais em suas atividades. Além disso, melhora a capacidade de trabalhar em equipe.

Favorece o clima organizacional: com doses maiores de diálogo, as chances de atritos diminuem e a sinergia ganha espaço. Isso contribui para a resolução de problemas também.

Amplia o desempenho profissional: isso pode significar mais vendas, melhor produtividade, atuação estratégica, etc. Também garante destaque, atrai novas e melhores oportunidades e aumenta o nível de satisfação.

A estudante de administração, Vanessa Carvalho, da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro, enxerga como resposta a calma e paciência.  “Ao se descontrolar, você acaba perdendo a produtividade e, até mesmo, a capacidade de solucionar problemas”. Para ela, o importante é focar nas boas emoções, as quais te impulsa a alcançar seus objetivos. “A alegria e motivação são essenciais para o meu desempenho”, revela.

Barbosa ainda lembra: saber administrar seus pensamentos não é uma característica reservada apenas a algumas pessoas, ela pode e deve ser trabalhada. “O ideal é procurar maneiras para criar uma imersão sobre o tema e aproveitar seus resultados”. Vale a pena desfrutar suas vantagens! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe