Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
adultos-menos-instruidos-recebem-38-a-menos-no-brasil

Adultos menos instruídos recebem 38% a menos no Brasil 

Notícia | 02/08/2018

Gabriela Vasconcelos

Qual é o papel da educação? A desvantagem de renda para alunos com ensino médio inacabado no Brasil está entre as seis maiores do mundo. A revelação é da publicação anual Education At Glance. Os adultos com 24 a 64 anos de idade nesta modalidade recebem em média 38% a menos nos trabalhos de tempo integral. Quer saber mais sobre a importância de estudar? Então leia esta matéria!

Na Colômbia, Chile, Luxemburgo e Estados Unidos, quem tem anos de escola incompletos sofre uma diminuição de pelo menos 20% no pagamento em comparação com os concluintes. Enquanto isso, no Brasil, a taxa é de 38%. A proporção de pessoas aptas para trabalhar com os estudos inconclusos no país é de quase 40%.

Na opinião de Ingryd Devillart, acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, educar deveria ser a prioridade de qualquer país. Na visão da jovem, as pessoas são prejudicadas pela modalidade de opções disponíveis para um nível de escolaridade menor. “Quem não concluiu o colégio tende a conseguir empregos sem a necessidade de qualificação ou conhecimento técnico. Por isso acaba ganhando menos”, opina.

A aluna está certa, pois de acordo com pesquisa divulgada no G1, o salário pode aumentar em até 15% para cada ano de formação. Segundo a professora doutora em Estatística, Márcia Serra, o avanço tecnológico exige mais qualificação até para as profissões mais ‘simples’, fator catalisador da dificuldade. “Hoje, para ser um operador de máquinas, por exemplo, com a sofisticação e tecnologia das mesmas, é preciso ter mais instrução”, comenta. Na visão dela, o conhecimento no Brasil é pouco valorizado. “Podemos ver pelos rendimentos dos professores. Até mesmo os universitários estão com remuneração baixa”, afirma.

Finalmente, Márcia deixa uma dica para os jovens. “Sou de uma família pobre, meus pais não terminaram o ensino fundamental. Porém, consegui melhores oportunidades de trabalho graças à educação”, conta.

Se você pode frequentar uma instituição de aprendizado, enalteça e aproveite a chance da melhor maneira possível. Bons estudos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete