Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-alavancar-a-carreira

5 dicas para alavancar a carreira 

Notícia | 27/07/2018

Cláudia Giannoni

A Copa do Mundo acabou no dia 15 de julho e fez, durante um mês, as atenções se voltarem para as atuações do técnico, goleiro, zagueiros, laterais, volantes, atacantes e meio-campistas. Todos estavam em prol de um único objetivo: ter um desempenho de sucesso e conquistar a taça. Nesse contexto, você já parou para refletir sobre como um evento esportivo pode ter em comum com o ambiente dos negócios? Se você é estagiário ou jovem aprendiz, tire boas lições em nossa matéria.

O presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, com filial no Rio de Janeiro, José Roberto Marques, tem a resposta para essa pergunta, pois, não apenas em dias de campeonatos, mas, em competições de forma geral, os brasileiros tem o costume de questionar a performance dos jogadores e o posicionamento do time sem olhar para si mesmos. “Contudo, no trabalho essa pessoa é realmente produtiva e colabora com as tarefas em equipe? O esporte é capaz de estimular esses comportamentos”, ressalta.

Portanto, para marcar um gol bonito no campo corporativo é preciso aprender a estar atento, focar no desenvolvimento das competências, fortalecer as fraquezas, incentivar a união e munir-se de técnicas estratégicas. Afinal, assim como no futebol, ações assertivas geram bons resultados.

O especialista separou cinco comportamentos indispensáveis para o mercado de trabalho. Veja abaixo:

Espírito de equipe: cada pessoa tem uma personalidade. Porém, é preciso superar as diferenças e unir forças para trabalhar em um objetivo em comum. A junção das competências e habilidades realmente potencializa o produto final.  

Inteligência Emocional: ao passar por adversidades, estresses ou críticas é necessário ter equilíbrio. Dessa maneira, o segredo é se desenvolver para lidar melhor com as situações, evitar decisões impulsivas e enxergar novas oportunidades.

Ter em mente o papel do líder: no campo, o capitão quem motiva, conduz e apoia os colegas. Ele também procura manter as orientações do treinador e faz todos seguirem as estratégias. No mundo corporativo essa figura é a responsável por disseminar a cultura organizacional, apoiar a evolução dos seus liderados e conduzi-los. É necessário dar bons exemplos a fim de tornar-se referência.

Comprometimento: cada jogador tem as suas qualidades para uma atuação específica, seja na defesa, armação ou no ataque. Por sua vez, existem os departamentos na empresa nos quais, se o colaborador não estiver alinhado, as atividades não fluirão.  

Capacitação: para crescer na carreira é imprescindível ir em busca de aperfeiçoamento. Logo, atualizar-se e aplicar os aprendizados são caminhos para alçar voos maiores.
Jessica Alves trabalha há três anos na área de treinamento do Nube e explica o quanto novos conteúdos podem abrir a mente dos funcionários. “Nós oferecemos diferentes cursos internos para o time. Vários participantes comentam ter mudado seu olhar sobre a vida, trazendo mais empatia no trato com o outro. Citam também sobre a evolução obtida em sua comunicação, tanto verbal, quanto escrita e corporal. Esses resultados me fazem perceber o quanto um ensino bem elaborado, com conceitos e didáticas, são essenciais para a ascensão profissional e pessoal de cada um!”, afirma.

Portanto, invista em você e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete