Você é proativo? Em uma pesquisa do Nube, 50,64% dos entrevistados afirmaram ser essa sua principal característica positiva. A capacidade de fazer além do esperado e antes de ser solicitado não é prioridade de quase metade dos respondentes. Porém, qual é a relevância de agir imediatamente a fim de resolver as demandas? Saiba nesta matéria!

A alternativa “proatividade” ganhou disparadamente das outras: competitividade (5,52%), intuição (5,70%), solidariedade (13,37%) e humildade (24,77%). Houve um total de 37.849 respondentes. Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, é fundamental encontrar meios para se destacar. Por isso, Gabriela de Oliveira, estudante de administração na Universidade São Judas Tadeu, busca prever as ações necessárias para a execução das tarefas definidas. “Procuro me antecipar aos problemas e achar soluções imediatas sozinha”, diz a jovem. Para ela, uma equipe com esse comportamento torna o ambiente mais dinâmico e eficiente, diminuindo as pendências.

É válido destacar: os empregadores desejam essa característica. Para Daniela Moraes, planejadora financeira da W1 Finance, em Campinas (SP), a competência é um diferencial. “As pessoas bem-sucedidas fazem além do esperado. Pensam mais, têm visão, querem sempre crescer nessa caminhada”, afirma. Estagiários também precisam ficar de olho na atitude e demonstrar muito interesse quando estão no mundo corporativo. “O importante é treinar a mente para o sucesso, para o futuro. A partir de uma visão e de um objetivo traçado, seguimos nossa jornada de forma mais assertiva e a proatividade faz parte disso. Ela vem da vontade de fazer acontecer, da paixão pelo ofício”, diz a especialista.

Anote as dicas de como trabalhar a habilidade no dia a dia:

1. Defina metas pessoais e escolha uma atividade significativa para você.
2. Queira sempre aprender, entender, questionar e anotar as informações passadas.
3. Encontre meios de ganhar autonomia no ambiente profissional e ser cada vez mais produtivo por conta própria.

Gostou das dicas? Comece hoje mesmo a trabalhar a característica em seu dia a dia.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe