Para o sucesso de um empreendimento, a relação entre líder e colaboradores deve estar em sincronia. Além disso, os dois precisam se comprometer para trazer bons resultados à empresa. Portanto, tudo depende do gerenciamento e organização. Acompanhe!

De acordo com Paulo Vieira, master coach e fundador da Febracis, com sede também no Rio de Janeiro, é preciso ter em mente quais são os "vilões" responsáveis por roubar a produtividade. "Se você conhece quais atividades atrapalham o desempenho individual e do time, será mais fácil aprender a criar hábitos saudáveis para a rotina", indica.

Para o especialista, cabe ao superior procurar maneiras de eliminar a procrastinação e auxiliar no desenvolvimento de sua equipe. Como gestora, Raquel Richter, aposta no incentivo. “O essencial é conhecer seu colaborador, ter empatia para descobrir como ele se sente mais confortável em trabalhar e quais são as suas motivações”, evidencia. A partir disso, o funcionário percebe: ele pode ir além do proposto e ter a satisfação de poder ser reconhecido por isso.

Pensando nessa questão, Vieira separou oito passos para tornar os processos mais eficazes no dia a dia do grupo.

1. Reuniões improdutivas: em excesso, elas podem atrapalhar a sua concentração na hora de resolver problemas e lidar com os afazeres mais complexos.

2. Multitarefa: fazer muitas coisas ao mesmo tempo não é sinônimo de produção. Se programe para fazer uma de cada vez com o máximo de foco e atenção.

3. Excesso de e-mails: ficar sempre de olho na caixa de entrada para ver se tem algo novo atrapalha o seu fluxo. Separe dois ou três períodos do dia para se ater especificamente às mensagens.

4. Falta de planejamento: é importante administrar a sua rotina, criar uma agenda e priorizar os deveres.

5. Apagando incêndios: não é agradável correr atrás do prejuízo e com funções urgentes. Estabeleça prioridades e evite essas situações.

6. Atividades triviais: esse é o tipo de tarefa pequena e fácil de executar, mas sem muita importância. Elas são positivas para iniciar o dia ou retomar o ritmo, porém podem sabotar as mais complexas. Por isso, fique atento.

7. Pausas: adote pequenos intervalos depois de um período contínuo. Pode ser cinco minutos de descanso após 1h ou 1h30 de afazeres. Trabalhar sem parar não garante mais resultados.

8. Retrabalho: a refação é uma das inimigas da produtividade. Então, para não desperdiçar o seu tempo, aprenda antes de executar a obrigação.

E você? Como faz para manter o ritmo do seu time e não deixar o rendimento cair? Compartilhe conosco sua opinião em nossas redes sociais! O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe