Muito se fala sobre propósitos. Logicamente, dar um sentido mais profundo à nossa existência é importante. Do contrário, vivemos anos apenas cumprindo tarefas rotineiras, por obrigação e não por paixão. Portanto, você sabe qual é o seu? Descubra com o Nube!

No passado, as pessoas achavam normal serem felizes após o expediente de trabalho. Daí vem o termo “happy hour”, como se a alegria só fosse possível fora da empresa. Para Lucas Fonseca, palestrante motivacional, há uma nova perspectiva. “Hoje, felizmente, já entendemos: a nossa vida é única e precisamos construir a nossa satisfação o tempo todo, não apenas em momentos específicos”, explica.

Portanto, o primeiro passo, para o especialista, é fazer uma autoanálise. “O autoconhecimento é, sem sombra de dúvida, a principal chave para essa descoberta. Se eu não me conhecer, provavelmente viverei no vazio, em uma busca sem sentido algum”, esclarece. Outra sugestão, dada por Fonseca, é fazer uma lista com os seus talentos. “Não fique procurando os ultra valorizados. Apenas seja honesto com você e reconheça suas fortalezas”, afirma.

Depois, olhe para fora. “Faça um exercício verdadeiro de empatia. Como você reagiria se estivesse inserido nas mais diversas situações possíveis”, conta. Em uma realidade diferente da sua, você pode encontrar diversas opções. “O mundo necessita de muitas habilidades, basta ajustar o foco e se encaixar de alguma forma”, complementa.

Portanto, com um pouco de esforço e olhar atento, você vai descobrir: é possível viver do seu propósito. “Ele não precisa estar presente apenas nas horas vagas. É possível ganhar dinheiro e ainda se realizar como ser humano”, indica. A estudante de psicologia, Laurence Oliveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ainda está em um processo de descoberta.

Para ela, seu objetivo é ser a melhor e chegar o mais longe possível na carreira, para isso, procurou algo para lhe proporcionar essa sensação. “Eu amo minha profissão e cada dia me apaixono mais. Nós só nos sentimos realizados quando escolhemos trabalhar com algo prazeroso”, revela.

Acima de tudo, esse processo deve fluir de forma natural e espontânea. Não se cobre em busca de um propósito. O mais importante é a jornada, não necessariamente o destino. Acredite em seu potencial e vá longe! O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe