Você sabe receber elogios? Uma pesquisa recente indicou a dificuldade de alguns em aceitar comentários positivos sobre elas. Porém, isso pode demonstrar falta de autoconfiança, ou mesmo de não acreditar em atitudes sem segundas intenções. Como lidar com essa postura? Confira nesta matéria!

Quem não gosta de ouvir falas boas a seu respeito? A prática é importante para o bem estar dos indivíduos. Mizael Lucas, diretor fundador da i2 Consultoria e Marketing, concorda. “Enaltecimentos me fazem muito bem. Além de me motivar, trazem uma sensação agradável de satisfação pessoal. Normalmente, aceito-os com tranquilidade, menos quando não fazem muito sentido”, conta.

Porém, o comportamento de Lucas não é a mais comum. Para a professora Débora Martins os humanos geralmente querem mais. “Os comentários já são recebidos com a defesa do cérebro, pensando: tem segundas intenções!”, argumenta. Além disso, muita gente não sabe como agradecer e simplesmente se cala. “Outras se colocam em posição de desmerecimento. Por exemplo: ‘ah, que blusa bonita!”. E resposta: ‘obrigado, é velha…’”, explica a consultora.  

O mais sensato é treinar a mente para receber bem as informações e permiti-las chegar de forma carinhosa, sem preconceitos. Só assim é possível ficar feliz com o reconhecimento de uma qualidade. Para ajudar, siga nossas dicas:

1. Entenda o impasse: como está a sua autoestima? Será ela a causa da sua dificuldade em aceitar congratulações?

2. Agradeça: caso goste do comentário, é válido manifestar.

3. Elogie: pense em coisas positivas sobre as pessoas ao seu redor, nas quais você realmente acredita. Diga para elas e perceba como o ato realmente pode ser verdadeiro.

Gostou das recomendações? Com certeza você tem muitos pontos positivos a serem destacados. Acredite!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe