A timidez acompanha diversas pessoas e muitas vezes se torna um empecilho para alcançar novas conquistas, dentre elas, o emprego dos sonhos. No entanto, diante desse importante momento, você precisa estar preparado. Portanto, saiba como vencer esse medo e concretizar seus objetivos em nossa matéria!

De acordo com Gizele Jesus, consultora e fundadora da G2oRH, do Rio de Janeiro, certamente, uma pessoa com essa característica terá dificuldades até mesmo para a escolha de sua carreira, pois para algumas profissões a comunicação é algo extremamente necessário. No entanto, ela garante: é possível superar isso e ter sucesso na carreira!

Daniela Almeida, cursa gestão de recursos humanos e já se privou de mostrar seu talento diante dos outros candidatos e dos gestores da empresa durante uma dinâmica, por medo do julgamento. “Quando percebi como isso me atrapalhava, tentei ao máximo ‘driblar’ esse embaraço. Hoje foco em demonstrar minhas qualidades e vencer esses pensamentos”.

O primeiro passo, para a especialista, é analisar o quanto essa insegurança está presente em sua vida. “Perceba se ela te impede de prosseguir, tomar decisões, atitudes e se causa aprisionamento de emoções”. Dessa forma, ela pode ser trabalhada internamente, para quando você  for participar de um processo seletivo, saiba enaltecer suas habilidades e conquistar a vaga. Para isso, Gizele separou algumas dicas:

Converse mais: quando desenvolvemos diálogos aprendemos a nos socializar e, por isso, não ficamos tão acanhados quando conhecemos novas pessoas.

Pratique o autoconhecimento: se conheça profundamente, estude sua carreira, fale mais sobre sua trajetória. Assim, você terá mais segurança para falar nas entrevistas.

Faça vídeos: no dia anterior, grave com o celular uma apresentação breve, porém, não tão sucinta. Fale detalhadamente sobre suas atividades anteriores. Treine para não se perder, pois toda conversa tem início, meio e fim.

Relaxe: lembre-se: você não vai morrer por estar se apresentando, é apenas um momento e passará. Respire fundo, e fale tranquilamente.

Gostou das dicas? Não deixe nada interferir em sua busca pelo sucesso. O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe