Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-diferencas-entre-as-geracoes

As diferenças entre as gerações 

Notícia | 06/07/2018

Layane Bittencourt

Três diferentes gerações convivem atualmente no mundo e levantam um antigo dilema na humanidade: como manter um bom relacionamento e gerenciar os conflitos? Cada uma tem um perfil completamente distinto e harmonizar a relação entre elas é a missão da sociedade atual.

Para o educador e rabino Samy Pinto, é interessante analisar como cada grupo enxerga o mundo econômico. Segundo ele, a Geração X foi incentivada a estudar e procurar empregos fixos, enquanto as mais novas preferem apostar em projetos e trabalhar em startups. “Por outro lado, a Y foi estimulada a ganhar fácil e muito. Ela não tem paciência para fazer carreira”, explica.

Por conta disso, há um choque de ideias. Portanto, para saber o ponto de vista dos jovens, o Nube realizou uma pesquisa, com a seguinte pergunta: “como é trabalhar com pessoas de diferentes idades?”. Apesar da divergência entre as opiniões, 80% dos participantes enxerga essa relação de forma positiva e afirma: “é muito bom, pois há troca de conhecimentos”.  

A estudante de contabilidade, Fernanda de Miranda, da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, compartilha a mesma visão. Os modos de comportamento desconformes são evidentes, mas o primordial é aprender com quem tem mais experiência, inclusive de mercado. “O conhecimento é contínuo e diário. Lidar com pessoas mais maduras exige paciência. No entanto, a bagagem oferecida por eles é uma oportunidade única de aprendizado”, revela.

Pinto enfatiza essa troca como primordial para se construir boas relações sociais. Para ele, os mais novos encontram alguns empecilhos nessa questão. “Eles têm especialidade em trabalhar com equipamentos, mas viveram em um isolamento social, então não têm essa sensibilidade para fazer conciliações e construir espírito de equipe”, esclarece.

Com isso, o mais indicado é fortalecer esses laços entre os perfis contrários. “A busca por ensinar e aprender será o caminho para resolver as divergências criadas”, relata. Além disso, é necessário aproveitar essa diversidade e valorizar as competências e talentos de cada grupo para acontecer uma colaboração enriquecedora para o desenvolvimento da organização.

Tire o melhor proveito disso e enriqueça o seu negócio! Conte sempre com as dicas do Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete