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Jovens acreditam ter bom português, mas os recrutamentos mostram o oposto 

Notícia | 03/07/2018

Cláudia Giannoni

Estamos expostos a nossa língua nativa desde pequenos e, em todos os níveis escolares, passamos por matérias voltadas a elevar esse conhecimento. Mesmo assim, nem todos obtêm o êxito necessário no aprendizado e acabam se prejudicando no mercado de trabalho. Levando em conta esse cenário, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa com o seguinte tema central: “Como você avalia seu domínio de português?”. O resultado apontou uma percepção um pouco fora da realidade atual.

O estudo ocorreu entre 4 e 15 de junho, com 27.945 respondentes de todo o país, com faixa etária de 15 a 26 anos. Como vencedora absoluta, a opção “tenho bons conhecimentos e isso me ajuda na carreira” obteve 77,60%, ou 21.685 votos. Entretanto, para os selecionadores, essa não é bem a verdade vivida no mundo corporativo, pois mais de 40% dos candidatos são eliminados logo na primeira etapa das dinâmicas por erros ortográficos. “Essa disparidade se deve, principalmente, a fatores como a autopercepção e autoestima dos jovens, os quais, por navegarem bem nas redes sociais, acreditam fazer bom uso da língua. Todavia, no momento de utilizar a norma culta, se perdem”, avalia Lizandra Bastos, analista de treinamento do Nube.

Na sequência, 20,34% (5.685) disseram: “as regras sempre me atrapalham e acabo cometendo pequenos deslizes” e 1,49% (417) admitiu: “assumo ser meu ponto fraco e não consigo achar forma de resolver isso”. Para quem percebe ser uma dificuldade, a dica é estudar e praticar, começando com os conteúdos mais simples e, após compreendê-los, evoluir para os mais difíceis. “Não existe fórmula mágica, mas incorporar a leitura de livros e revistas à rotina, por exemplo, já fará uma grande diferença”, incentiva a especialista.

Esse foi o caminho utilizado por Yuri Correa Pinho, hoje com 19 anos e consultor de oportunidades do Nube. “Quando tinha 14 anos, fui concorrer a uma vaga de aprendiz e precisei fazer uma redação de conhecimentos gerais. Ao final, o gestor me chamou e me deu como feedback a quantidade de falhas gramaticais”, conta. Sem saber como se aperfeiçoar, o jovem conversou com sua mãe e professora, as quais o incentivaram a começar a ler. “Iniciei com a saga do "Harry Potter" e me apaixonei. Assim, peguei gosto pela coisa. Tinha muitos problemas com acentuação e pontuação e vi o quanto melhorei”, enfatiza. Desde então, cinco anos se passaram e, hoje, o estudante de publicidade e propaganda enxerga o quanto sua escrita progrediu. “Para entrar na empresa, fiz um ditado de 30 palavras e me equivoquei em apenas duas. A margem era de até sete desacertos”, conta feliz por ter se desenvolvido.

Ainda de acordo com o levantamento, 0,57% (158) revelaram: “detesto português e isso tem me atrapalhado a conseguir boas vagas”. Segundo Lizandra, há uma saída para mudar esse pensamento. “É preciso identificar quais fatores estão provocando essa percepção e repulsa. Se realmente for uma defasagem, as soluções virão por meio de formas diferentes de estudar e muito trabalho pessoal, para reverter esse quadro”, enfatiza.

Se comunicar é uma necessidade humana e, nos espaços profissionais, parte da nossa credibilidade é construída também pela forma como abordamos os diversos temas cotidianos e nos fazemos entender. “Portanto, evite gírias e palavrões em sua rotina e lembre-se: quanto mais corretamente usar o idioma, mais fácil e natural isso se tornará”, aconselha a analista.

Fonte: Lizandra Bastos, analista de treinamento do Nube
Serviço: Jovens acreditam ter bom português, mas os recrutamentos mostram o oposto

Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.500 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 800 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 11 milhões de ligações, enviados 3,2 milhões de SMS e encaminhados 750 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.
 
O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

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