Como tratar quem pensa diferente de você? Frequentemente precisamos conviver com pessoas das quais discordamos dos pontos de vista. Se não houver aceitação mútua, esse fator pode ser um problema no meio corporativo. Como impedir a desarmonia? Confira nesta matéria!

Saber lidar com ideias diversas é uma habilidade útil. Afinal, a liberdade de pensamento e expressão é um direito. Porém, nem todos sabem coexistir com oposições e isso pode gerar desconforto. Para Edney Trindade, professor no Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, o melhor a ser feito é distinguir o lado profissional do particular. “Ouvir o outro lado e suas razões me ajuda na aproximação da solução mais sensata”, afirma o docente. Dar crédito aos parceiros também serve para manter uma boa relação com eles. “Pequenas atitudes de honestidade, como honrar a palavra dada, estar presente de forma positiva junto às dificuldades da equipe e ter um excelente conhecimento técnico fazem esse sentimento de confiança ser passado ao grupo”, aconselha Trindade.

Júlio César Santos, auxiliar de departamento na Ar Vix (ES), vê o respeito como indispensável para qualquer relação, ainda mais no espaço organizacional. “Minhas convicções não são superiores às dos meus colegas. Muitas vezes o indivíduo não tem essa consciência e acredita ter a única opinião correta. O transtorno está aí”, afirma. Quando surge o conflito, ele procura sempre o diálogo. “Já passei por um desentendimento grave em uma instituição. O mais importante foi a maturidade das duas partes para ter uma conversa baseada na lógica, e não em posições pessoais. Com isso, a situação foi brevemente resolvida”, conta Santos.

Confira as dicas para colaborar com um local de trabalho harmonioso:

1. Compreenda as disparidades: suas crenças não são as únicas corretas.
2. Transmita segurança e confie em seus companheiros: proceda genuinamente e seja proativo para atuar com o time nos momentos atribulados.
3. Procure argumentar: em caso de atrito, tome a iniciativa para abordá-lo e extinguir a pendência o mais rápido possível.

Saber manter um ambiente saudável também é uma aptidão cobrada pelo mercado! Aproveite as dicas para ser um profissional a cada dia melhor.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe