A produtividade é umas das características mais desejadas e conhecidas. Contudo, muitos profissionais têm dificuldade em incorporá-la no seu dia a dia. Chega o fim do expediente e bate o desespero de não ter realizado as atividades necessárias no tempo exigido. Você já se sentiu assim? Saiba como lidar com essa situação nesta matéria!

Segundo Yara Leal, coach executiva empresarial e diretora da Abracem, apesar de termos as mesmas 24 horas diárias, lidamos com esse tempo de forma diferente. “Para alguns, as horas passam muito rápido e é impossível dar conta de tantas funções em um único dia. Já outros, assumem várias atividades neste período”, explica. No entanto, ela revela: nenhum dos dois extremos é positivo.

Afinal, a vida moderna, repleta de estímulos e informações abundantes, nos coloca em uma situação de poluição mental e excesso de atividade. Para Yara, geralmente, isso compromete nossa rotina diária e, consequentemente, nosso rendimento. A especialista nomeia algumas situações como “desperdiçadores de tempo”. São eles:

- Desorganização pessoal: esquecer compromissos, chegar atrasado ou não cumprir com os prazos podem ser pontos negativos. Você mesmo pode se perder na própria bagunça.

- Não saber dizer não: responder sim a tudo, significa acumular compromissos e tarefas as quais não são prioridade.

- Má utilização dos recursos tecnológicos: se você para suas atividades para entrar nas redes sociais, navegar na Internet ou olhar as mensagens do Whatsapp, tenha certeza: metade do seu dia foi desperdiçado. Faça uma pausa para isso.

- Reuniões: se não tiver como evitar, pois certos assuntos requerem esse momento, seja objetivo, breve e prático.

- Imprevistos: eles são inevitáveis e acontecem quase todos os dias. No entanto, se houver planejamento diário, a chance de lidar com eles, sem atrapalhar sua rotina, se torna maior.

- Falta de noção de prioridade: tenha disciplina e foco. Sem objetivos definidos e planejamento fica difícil saber quais os assuntos importantes.

- Socialização: isso é saudável e natural, mas cuidado para não se exceder no bate-papo. Deixe as conversas para depois do expediente, seja em um happy hour ou em um encontro de final de semana.

A estudante de publicidade, Carolina Said, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, busca a organização como solução para fazer o seu dia render. Se algo está fora de sua rotina, ela tenta incluir na sua lista de tarefas, mas confessa: “reunião de última hora, um compromisso fora da agenda, são coisas pequenas, mas me enlouquecem”.

Assim, de acordo com Yara, desenvolver ações para minimizar cada um desses itens é uma meta importante para ser mais produtivo e conseguir atingir seus objetivos. Por isso, não perca tempo e valorize o seu tempo para desenvolver questões para agregar valor!

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe