Muitos profissionais buscam inovação, pois ela é capaz de romper a barreira dos negócios, moldar a forma de pensar ou o espírito do tempo de uma geração inteira de corporações. Afinal, ela tem um impacto grande na realidade das pessoas e até mesmo o considerado tradicional está com suas estruturas abaladas. Conheça a importância dessa estratégia!

Uma pesquisa sobre o perfil do empreendedor paulista, realizada pela Desenvolve SP, apontou: cerca de 80% dos empresários acreditam na inovação como ponto essencial para a competitividade, o qual possibilita a conquistas de novos mercados. O levantamento ainda mostrou: 74% dos entrevistados considera essa questão como algo além da criação de um novo ou revolucionário produto.

Para Fabrício Saad, CMO da Mazzaferro S/A, as pessoas enxergam essa manifestação em diversas outras parcelas. “Ela existe na forma de pensar de cada um. No desejo de ser melhor atendido, na necessidade por imersão, no curtir e compartilhar nas redes sociais, no comportamento das instituições, entre outros”, explica. Dentro da organização, geralmente, surge por meio de um novo modo de se observar uma coisa antiga, seja um processo, produto, a relação com a equipe e cliente. O início da mudança é ter essa perspectiva.

Para Diego Braga, CEO da startup VemCmg, do Rio de Janeiro, buscar novidades deve ser um processo contínuo, vital para a sobrevivência. “Sem isso, não há competitividade e, no mercado atual, a tendência para quem não se adapta, é ficar para trás no mundo dos negócios”, ressalta. Por isso, a fim de se renovar cada vez mais, ele sempre busca uma solução inusitada para os problemas. “Ser criativo exige quebra de paradigmas. É como ser uma criança capaz de imaginar o impossível e pensar em alcançá-lo”, explica.

Contudo, essa tarefa não é fácil. De acordo com o especialista, é comum encontrar resistências a isso, afinal, ela exige deixar a zona de conforto e procurar outras alternativas. Contudo, ele reforça: é um esforço recompensador. “Uma empresa inovadora está sempre em busca de crescer, não apenas em números, mas no sentido de ir além do seu limite”, afirma.

Portanto, a estratégia recomendada para manter o seu empreendimento em crescimento e superar os desafios, está na busca de novas ideias. O especialista revela ainda a necessidade de observar o andamento dos seus serviços e procurar se organizar para colocar em prática melhorias e mudanças. “Se há risco em inovar em tempos de novas tecnologias, o risco maior é o de não fazer isso”, aconselha.

E você? Como está fazendo para se sobressair no mercado? Não perca a chance de apresentar um serviço diferente e ter sucesso. Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe