A competitividade no mercado se torna cada vez mais acirrada. Espera-se de um profissional diversas habilidades essenciais, como liderança, boa comunicação, inteligência emocional, produtividade e persuasão. No entanto, elas não são ensinadas em uma sala de aula, mas adquiridas com a experiência de um estágio ou emprego. Conheça algumas delas!

Para Hendel Favarin, cofundador da Escola Conquer, “é comum encontrar pessoas bem sucedidas sem terem frequentado uma faculdade”. Isso acontece, pois possuem algo a mais para oferecer, o qual levou a outro patamar. Segundo o especialista, algumas características vitais para conquistarmos nossos objetivos foram absorvidas com as vivências e não foram ensinadas. Entre elas estão:

1. Metas e produtividade: elas são importantes para mostrar e lembrar uma direção. Sem isso, a pessoa fica como um barco perdido no mar: está a deriva e não sabe para onde ir.

2. Ter inteligência financeira: se relaciona com planejamento. É preciso conhecer suas finanças pessoais e saber investir. É possível ter uma estabilidade e fazer escolhas com maior autonomia.

3. Erro e aprendizado: esses dois elementos estão fortemente ligados. Uma ideia original tem a possibilidade de ser rejeitada ou ser considerada uma falha. O primeiro passo para a evolução diante dos obstáculos é aceitá-lo.

4. Boas relações e comunicação: a falta de sociabilidade e de habilidades comunicativas pode ser uma desvantagem. Se expressar de maneira coerente e clara é fundamental para alavancar a carreira e ideias.

5. Autoconhecimento e inteligência emocional: possuir esses dois pontos auxilia a lidar com os problemas. Isso faz toda a diferença, pois não é recomendável procrastinar ou ignorar essas situações complicadas, mas sim contorná-las.

Em sua experiência como assistente financeira, Danielle Moreira, de Guarulhos, tirou lições valiosas, as quais desenvolveu apenas no ambiente corporativo. “Eu sempre fui uma pessoa tímida e acabei perdendo muitas oportunidades de mostrar o meu trabalho por não saber como me expor. Hoje tenho mais atitude, consigo expressar melhor minhas ideias e sou reconhecida por isso”.

Portanto, não perca a oportunidade de desenvolver suas capacidades e se sobressair. Aproveite a experiência do estágio e aprendizagem para colocar tudo isso em prática e crescer na carreira! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe