Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-caminho-seguir

Qual caminho seguir?  

Notícia | 21/06/2018

Vinícius Lima

O ano dos vestibulares pode ser desafiador por diversos motivos. Um dos principais é a dúvida sobre qual profissão seguir. Essa questão pode tirar o sono de muitos estudantes. Pensando nisso, o Nube separou algumas dicas essenciais para quem está passando por esse momento. Saiba mais nesta matéria!

Descobrir seus dons e aptidões pode ser complicado. Para entender os principais obstáculos enfrentados pelos jovens nesse aspecto, o Nube fez uma pesquisa e perguntou: “como você fez para descobrir sua vocação?”. Com a resposta de 5 mil jovens, o resultado apontou a divisão dos alunos. Com 37,55%, a alternativa mais votada foi “li material sobre a carreira pretendida”. Outros 32,27% conversaram com amigos ou profissionais da área. Entretanto, é necessário analisar vários quesitos para evitar uma decisão equivocada.

Para Bruno Campos, coach na empresa Luz na Luz Coaching, em Campinas, é vital ponderar suas habilidades aliadas aos seus estudos. Para ele, você deve responder algumas dúvidas para entender melhor sobre suas vontades. São elas: “quais atividades você faz bem?” e “quais delas ama fazer?”. Logo após, analise as necessidades do mundo e, por fim, considere a questão salarial. “Respondendo a essas questões, você terá sua missão, profissão e paixões bem esclarecidas”, afirma.

O especialista ainda conta: “no mundo competitivo de hoje, o planejamento, a disciplina e o foco são fundamentais nesse processo”. Para ele, mesmo quem já definiu qual caminho seguir, deve pensar em três fatores básicos para o sucesso: o conhecimento, as habilidades e a atitude. “Com as formações, adquirimos o saber, mas se não praticarmos essa sabedoria, não ganhamos experiência”, explica. Portanto, Campos indica: “dê tempo para suas aptidões e formações se desenvolverem”.

Sabine Costa cursa secretariado executivo na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro e estagia na área. Ela conta sobre o momento de descoberta sobre os rumos de sua trajetória. “Foi um processo longo. Tive uma certa dificuldade em escolher o curso”, explica. A universitária sabe da importância de se aprimorar cada vez mais e já pensa em seguir uma especialização. “Isso irá me destacar dos demais”, finaliza.

Portanto, passar por dúvidas nesse período é natural. Afinal, você deve analisar de maneira crítica todas as informações e estudar, de fato, sobre o mercado das profissões pretendidas. Assim, você garante mais assertividade em sua decisão e promove sua realização pessoal, fator indispensável para quem quer ascensão. Agora, responda para o Nube: qual carreira você quer seguir? Comente em nossas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete