Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
prazer-eu

Prazer, eu! 

Notícia | 20/06/2018

Vinícius Lima

Um dos aspectos mais falados sobre a formação de um bom profissional é o autoconhecimento. Quão bem você sabe os seus limites e suas capacidades? De fato, isso é indispensável para direcionar de maneira assertiva sua caminhada. Quer saber como fazer isso? Então leia esta matéria!

Você já ouviu falar no “Swot”? Essa é uma questão muito usada por quem procura destaque no mundo corporativo. De origem inglesa, a sigla significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Aplicado com frequência ao universo empresarial, esse conceito é excelente para quem quer saber como ser alguém melhor.

Para a coach Cristiane Bulsoni, da empresa Coaching4You, de São Paulo, esse termo ajuda na definição de sua carreira. “O fundamental é conhecer seu perfil comportamental, se você é extrovertido ou introvertido, se gosta de pessoas ou prefere ficar distante delas, se é prático e organizado ou se prefere a flexibilidade”, explica.

De acordo com a especialista, a melhor maneira de se conhecer melhor é por meio de feedbacks. “Ter clareza em como gosta de agir e como se posiciona frente às situações também traz indícios e favorecem esse quesito”, afirma. Além disso, Cristiane ainda indica: “aproveitar as oportunidades de estágio para testar novos comportamentos e conversar com o gestor da área sobre trajetória, perfil e próximos passos, facilitam esse processo.

Ainda segundo a coach, quanto maior o autoconhecimento, maior será a facilidade na formação de um bom colaborador. “Quem não se conhece tende a ocupar cargos ou realizar atividades apenas por dinheiro. A ampliação disso proporciona melhor direcionamento”, constata.

Gabriela Sarmento estuda psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e já estagia. Ela escolheu sua profissão ainda com 16 anos e conta: “na época, estava confusa em relação a isso. Busquei identificar ramos pelos quais não tenho afinidade, como engenharia, por exemplo”. Por não ter dado a devida atenção a isso, a universitária procura pensar mais em si nos dias de hoje e ser mais crítica em relação ao seu futuro.

Portanto, independentemente do seu nicho de atuação, é vital pensar em suas qualidades e defeitos, além de vontades e sonhos. Assim, você consegue ter uma orientação assertiva em relação a quais passos quer dar e aonde quer chegar. Gostou? Então deixe um comentário em nossas redes sociais com as suas habilidades mais valiosas! O Nube acredita em você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe