A expressão "Foi bom pra você?" é utilizada para questionar a impressão de alguém ou, em outras palavras, receber o chamado feedback. O termo aparece com frequência no nosso cotidiano e se engana quem pensa ser um processo apenas para o final de uma atividade. Se você é gestor de aprendizes, estagiários e efetivos, veja como agir!

Para conectar pessoas com a produtividade, é preciso despertar nelas o prazer de realizar cada tarefa, fazer compreender a distribuição de responsabilidades entre os profissionais, acompanhar o desenvolvimento das funções e apontar a necessidade de mudanças emergenciais. Nesse sentido, a devolutiva deve ser utilizada como ferramenta de reversão de situações negativas, demonstração de pontos positivos e incentivo à equipe durante e após a execução de um trabalho.

Alessandra Canuto é especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, sócia e palestrante da AlleaoLado. Segundo ela, recentemente numa sessão de coaching, a gerente de marketing de uma empresa de consultoria relatou incômodo após ser desqualificada pelo chefe. “A função dessa moça é organizar e realizar eventos para especialistas compartilharem conhecimento com clientes da corporação. Esses encontros devem promover networking entre os participantes e reunir prospects. Nesse dia, durante a apresentação, um dos convidados resolveu interferir e comprometeu o roteiro programado, fazendo a profissional cortar uma parte da apresentação”, comenta. Ao término da programação, a gerente se dirigiu ao líder e o questionou sobre sua impressão e ele respondeu ter sido boa, porém citou quem interferiu e discordou da subtração de uma parte do conteúdo.

Assim, quem errou na situação relatada acima, a colaboradora ou o chefe? Para Alessandra, é necessário alinhar as expectativas por meio de uma coleta de feedbacks durante o processo de trabalho. “Isso pode acontecer tanto do líder para o liderado, quanto o contrário. Se o objetivo maior é construir e manter boas relações, não deixe para saber se tudo está ok apenas no final”, assegura.

Para Renato Honorato, do Blind Spot Coaching de Campinas, o melhor é seguir uma devolutiva PNP - Positiva, Negativa, Positiva, ou seja, aquela capaz de intercalar elogios com um ponto de melhoria. “Aprendi nos meus anos como gestor o fato de muitos não estarem preparadas para receber ou até dar um parecer”, conta. Baseado em sua vivência, alguns estudos também apontam para 90% ou mais dos conflitos acontecerem em uma empresa pela forma como algo é ou não dito. “Isto posto, o feedback PNP, pelo menos para mim, é a forma mais efetiva de você demonstrar respeito e ao mesmo tempo apontar uma falha a ser corrigida”, assegura.

E você, como prefere agir nesses momentos?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe