Em maior ou menor intensidade todos nós já nos sentimos incapazes de realizar algumas atividades no estágio ou emprego. Esse sentimento, certamente, nos deixa desmotivados e diminuem nosso rendimento em alguns dias. No entanto, há maneiras de reverter essa situação. Quer saber como? Leia esta matéria.

Segundo Adriana Vazzoler-Mendonça, psicóloga e coach, especializada em gestão de qualidade, é natural termos esse tipo de sentimento, pois estamos diante de uma nova situação. Inclusive, isso não acontece somente com as pessoas novas no mercado, quem é mais experiente também passa por isso, ao ser promovido ou quando troca de setor. “Sair da nossa zona de familiaridade nos causa desconforto. Até certo ponto, esse sentimento é bom, porque nos mantêm alertas para aprender. Logo, nos tornamos capazes naquilo e em muito mais”, esclarece a especialista.

Nesse momento, o papel de terceiros é fundamental. Em sua primeira experiência profissional, a psicóloga, Michele Pereira, de Campinas, sempre se questionava se estava desempenhando bem sua função. Contudo, com a ajuda do gestor, esses pensamentos se tornaram passageiros. “Me senti parte da equipe. Os supervisores me acompanhavam de perto, sempre dispostos a colaborar, dando dicas e trocando experiências”, lembra.  

De acordo com Adriana, essa figura deve estar comprometidos a passar ensinamentos a esses jovens. “Aprender está para ensinar assim como comprar está para vender. Os gestores devem se capacitar para serem educadores de seus geridos, conhecendo a cada um, sabendo quais questões o motivam, quais seus propósitos e sonhos. Certamente, os resultados no curto e longo prazos vão compensar”, explica.

Por isso, não só o superior, mas o estudante precisa ter a consciência: estágio é para aprender. Para a especialista, antes de apontar você como o problema, converse com seus gestores, peça ajuda, pergunte sempre, anote tudo em um caderno se for preciso e, principalmente, procure se motivar. “Se ainda assim não der certo, pense em procurar outro lugar, pois trabalhar deve ser algo prazeroso”, finaliza.

Gostou das dicas? Não desanime e vá atrás de seu bem estar, pois assim, se sentirá mais motivado e terá sucesso em todas as suas realizações. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe