Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quatro-dicas-para-controlar-o-nervosismo

Quatro dicas para controlar o nervosismo! 

Notícia | 18/06/2018

Layane Bittencourt

Participar de um processo seletivo gera grandes expectativas para o jovem, ainda mais quando consegue chegar às fases finais da vaga de estágio ou emprego tão desejada. Contudo, toda essa espera pode se transformar em ansiedade! Sentir-se assim é normal, mas o importante é saber controlar para não ser prejudicado. Saiba como!

Para entender essa questão, o Nube realizou uma pesquisa com mais de 15 mil internautas para descobrir quais eram suas maiores inseguranças durante uma entrevista. Cerca de 34% apontaram o nervosismo como principal motivo. Ou seja, esse é um grande desafio na vida de muitas pessoas.

Segundo Karla Meles, psicóloga e coach comportamental, de Campinas, “isso acontece, pois o candidato vai para o processo seletivo achando se tratar de um interrogatório”. Para ela, é importante chegar ao local com outra perspectiva. “É na verdade um bate papo profissional, no qual o recrutador e a empresa querem te conhecer e deixam você descobrir um pouco deles também”, esclarece.

Outra questão levantada pela especialista é sobre como o entrevistado irá encarar esse momento. Enxergá-lo apenas como uma conversa com outro ser humano, o qual também tem inseguranças, e não com uma multinacional, pode te fazer se sentir mais confiante. Para ela, os recrutadores reconhecem o nervosismo, mas consideram, em primeiro lugar, o talento daquele candidato.

1. Tenha confiança: você foi convidado porque possui os requisitos necessários, ou seja, a corporação tem interesse no seu perfil. Você tem potencial suficiente para estar lá e competir com os demais.

2. Prepare-se: quanto mais preparado, mais confortável irá se sentir. A sua motivação vai depender da sua autoconfiança, do quanto você acredita em você e na sua capacidade. Portanto, estude possíveis perguntas e o seu currículo.

3. Pesquise: avalie qual tipo de profissional o local está buscando para contratar. Saiba um pouco dele, conheça seus valores e cultura.

4. Relaxe: antes de ir para a organização, procure fazer algo prazeroso para ajudar na respiração, como uma caminhada ou uma leitura. Dessa forma, está oxigenando adequadamente o cérebro.

Miriam Dias, analista de atendimento, da Dotz lida com essa questão de uma maneira bem simples: “me acalmo mudando a frequência dos pensamentos”. A jovem enxerga essa situação como algo passageiro.“Nervosismo atrapalha em tudo! É da nossa natureza isso, mas conforme ganhamos experiência e dominamos os assuntos da vida, os resultados são ótimos. Nos permitimos conhecer pessoas, nos isolamos menos e temos mais segurança para falar em público e nos comportarmos melhor em entrevistas”, conta.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete