Conquistar espaço no mundo corporativo pode ser difícil para quem não se atenta às mudanças constantes nas demandas do mercado. Por isso, é necessário ficar antenado e aprender a vencer a competitividade de uma vez por todas. Quer saber como? Então leia esta nova matéria!

Evitar gafes e apresentar suas qualidades de maneira assertiva pode ser um grande obstáculo para quem quer chamar a atenção de recrutadores. Questões como sua postura, inteligência emocional e responsabilidade são sempre a melhor saída para essa situação. Além disso, os aspectos mais relevantes, principalmente para quem busca uma vaga de estágio ou aprendizagem, são suas habilidades e não seus conhecimentos teóricos.

Rodolfo Vasconcellos é coach profissional e pessoal de Jaguariúna, em São Paulo. Para ele, os maiores erros cometidos pelos candidatos a uma vaga são “mentir no currículo, falar mal de experiências anteriores, chegar atrasado, não pesquisar sobre a oportunidade e não ser objetivo em suas falas”.

Pensando nisso, o especialista dá sugestões para quem não quer cometer mais deslizes. “Se prepare antes do processo, controle seu estado emocional e busque o autoconhecimento para saber suas competências e quais características você precisa desenvolver”, instrui.

Vasconcellos frisa a importância da honestidade. “Um candidato não pode estar preocupado em vender uma imagem mentirosa. Ser transparente é sempre melhor e pode abrir mais portas na corporação”, explica. O coach ainda afirma ser necessário controlar a ansiedade. “Também é essencial ter clareza, manter a autoconfiança e ser sincero. Assim, tudo flui naturalmente”, constata.

Joyce Henriques estuda administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul e estagia na área. Ela já participou de cinco entrevistas e, com base em suas experiências, afirma: “minha maior dificuldade foi o nervosismo. Ele cria um bloqueio na hora de me comunicar, mas estou aprendendo a controlar”.

A universitária conta quais atitudes ela tomou para garantir sua aprovação na instituição onde atua agora. “Procurei conhecer a organização, para entender o perfil dela e no momento com o selecionador, comentei sobre as informações estudadas. Também sempre tento ser objetiva”, finaliza.

Portanto, se atente às informações citadas acima e procure fortalecer cada vez mais suas habilidades e potenciais. Com isso, você garantirá chances assertivas de inserção no mundo corporativo. Agora, o Nube quer saber: quais perguntas você considera indispensáveis para as entrevistas? Deixe sua resposta em nossas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe