Atualmente, o mundo corporativo passa por uma transição. Os Millennials, pessoas nascidas entre 1983 e 1996, estão assumindo cargos de gestão nas companhias e substituindo os Baby Boomers (1946 a 1964). Se você é estagiário ou aprendiz e ambiciona ocupar altos cargos, veja quais passos dar.

De acordo com a pesquisa global “Building a Coaching Culture with Millennial Leaders”, realizada pela International Coach Federation (ICF), juntamente com a Human Capital Institute (HCI), as pessoas se tornam gerentes pela primeira vez em suas carreiras entre 31 e 35 anos de idade. Os participantes do estudo foram solicitados a indicar as três competências mais importantes para chefes de “primeira viagem”. Eles selecionaram o Coaching e Desenvolvimento de pessoas (44%), seguidos por Engajamento e Inspiração (41%) e Inteligência Emocional (35%).

Trabalhar de maneira flexível, com oportunidades de evolução e de reconhecimento são as principais maneiras das organizações atraírem e reterem funcionários. Além disso, cada vez mais cresce a necessidade dos empregadores ofertarem treinamentos, para um melhor desempenho dos novos comandantes.

“Os cursos concedidos pelas organizações visam aumentar a produtividade e aprimorar habilidades de comunicação. Diante disso, chegamos a um consenso: hoje, quem chega a uma supervisão, deve se concentrar em pessoas e não em tarefas”, explica João Luiz Pasqual, presidente da ICF Brasil.

Nesse cenário, o coaching tem sido uma importante ferramenta para executivos, logo, os empreendimentos estão ampliando o acesso a essa prática. “Quem conta com esse método obtém como resultado colaboradores mais envolvidos com os assuntos relacionados à companhia, de uma maneira positiva. Além disso, o próprio local passa a apresentar desempenho financeiro mais forte”, diz Pasqual.

Camila Pedrosa Ferreira, é engenheira química formada pela Unicamp - Universidade de Campinas, tem 30 anos e já ocupa o cargo de gerente de marketing na Plataformatec. Ela  está em processo de coaching, incentivado pela empresa e conta como isso auxiliou em sua rotina. “Ajudou-me a ter mais visibilidade sobre minha carreira, e a partir daí, traçar um plano claro e factível para eu alcançar meus objetivos. Além disso, teve um impacto direto no meu dia a dia, na relação com meus pares, time e gestores, para conseguir entregar um trabalho de qualidade e capaz de criar valor para o negócio”, incentiva.  

Portanto, invista em capacitação e veja o sucesso chegar!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe