Final de semestre é igual para todos os estudantes: semanas de provas, entregas de trabalhos e, para quem é estagiário, a rotina pode ser ainda mais intensa. Para não ser afetado de maneira negativa e ficar extremamente cansado, é necessário se atentar a alguns aspectos. Saiba quais nesta matéria!

Juliana Cartarozzi é coach e consultora comportamental na We Can Desenvolvimento Humano, em Campinas. Para ela, o acúmulo de atividades pode acontecer em qualquer posição na sua jornada, portanto, a determinação é indispensável. “Quando você tem foco nos seus sonhos, acaba trilhando seus objetivos com ações diárias e se protegendo do acúmulo de afazeres”, afirma.

Ainda segundo a especialista, organização também se faz vital. “Fazer a gestão de suas ações e seu tempo, também, pode ajudar em situações de excesso de tarefas”, explica. Para a coach, quem é estagiário deve se atentar a esse aspecto para evitar o excesso de estresse. “Por isso, a automotivação é a palavra da vez. Esteja em contato com seus sonhos, alinhados com seus objetivos para serem reproduzidos em suas ações diárias”, constata.

Além disso, para a consultora, o estudante deve entender seus limites e ter um diálogo claro com seu gestor. “O contato direto com seu gestor é fundamental para ter o feedback dos pontos de melhoria e até mesmo construir planos de ação para o desenvolvimento dessas competências”, finaliza.

A estudante Lory Vendt, da Faculdade de Direito de Sorocaba, já estagia e, com suas experiências, fala sobre a dificuldade no início de sua trajetória em evitar esse cansaço. “É extremamente desafiador, pois requer muita concentração e resiliência para dirimir as dificuldades cotidianas, contudo, precisei medir os esforços para não sobrecarregar”, relata.  

Por conta disso, a universitária procura maneiras de evitar esse problema. “Busco colocar em pauta todos os meus afazeres e metas, de acordo com a necessidade, importância, prazo e resultado”. Assim, a jovem evita se sentir perdida e deixar alguma obrigação por fazer. Ela ainda conta: “se você pretende estagiar e estudar ao mesmo tempo, lembre-se: não é saudável focar apenas no estágio e estudos. É necessário ter um tempo de descanso!”, aconselha.

Com isso, você já sabe como o amor por sua carreira e habilidades como a organização podem te ajudar a se tornar um perfil cada vez mais forte no meio da competitividade. Agora, o Nube indica: aproveite seu tempo livre para descansar!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe