Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-pressao

Como lidar com pressão? 

Notícia | 14/06/2018

Layane Bittencourt

Você já se sentiu estressado no trabalho ou estágio? Ninguém gosta de passar por isso. Afinal, não é uma novidade ter de enfrentar diversos episódios de pressão no cotidiano corporativo. Se é difícil livrar-se deles, o melhor a se fazer é tentar contornar essas situações tensas. Saiba como em nossa matéria!

De acordo com Marcelle Melo, psicóloga e especialista em desenvolvimento humano, da Sofis Tecnologia, no Rio de Janeiro, as causas são subjetivas e variam da visão de cada indivíduo. “Algumas pessoas gostam de se sentirem pressionados, pois ficam mais produtivas. Para outras, o efeito é oposto”. Para Marcelle, quem não gosta desse tipo de situação, pode até travar diante disso. Isso acontece pois, afeta o seu lado emocional, causando uma sensação de incapacidade.

Na percepção da especialista, entre os principais fatores estão os prazos curtos, os recursos insuficientes e inadequados para a realização de uma atividade, a relação com o gestor e a forma como esse se comporta nessas ocasiões. Esse último faz toda a diferença. “Se ele age de um modo mais cuidadoso evitando criar um efeito negativo ou se o faz com cobranças inadequadas e até mesmo de maneira pouco profissional”, pontua.

Esse mau pode afetar qualquer um. Segundo a especialista, um estagiário ou até mesmo um profissional renomado diante de uma atividade nova pode ter essa adversidade. “Talvez quem é ansioso e inseguro quanto à suas atividades seja propenso a não saber lidar bem com essas situações, mas não necessariamente quem tem menos experiência”, afirma. Nesses casos, esse empecilho pode ser influenciado por outras competências comportamentais.

A analista de comunicação e marketing, Tiffany Segal, do Merkaz já passou por isso e conta ter encontrado uma solução. “Quando me sinto assim, procuro resolver da melhor forma. Sinto uma adrenalina para deixar tudo certo de novo. Eu tento sempre lidar de uma maneira racional, para ‘tirar ela da frente’ logo, para não me abalar”, conta. Ela ainda ressalta os pontos positivos de enfrentar essas situações. “Nós podemos aprender algo sobre nós ou sobre como o outro encara a situação. Passar por dificuldades, nos faz ter autoconhecimento”, completa.

Por isso, para resolver essa questão, conhecer a si mesmo pode ser o primeiro passo. Para Marcelle, outra atitude a se tomar é mapear os motivos por trás dessa pressão e em seguida, pensar em alternativas para auxiliar nesse enfrentamento, desde ações pragmáticas como uma melhor organização da agenda de trabalho, até práticas “alternativas”,como exercícios de respiração e meditação. “É preciso pensar em fazer esse caminho de reconhecimento da razão da dificuldade e suas consequências para contornar tudo isso”, indica.

Portanto, encare a pressão de frente! Você aprenderá muito e se tornará um profissional preparado. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe