Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-a-ansiedade-na-juventude

Como lidar com a ansiedade na juventude? 

Notícia | 13/06/2018

Gabriela Vasconcelos

Você é ansioso? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira apresenta sintomas da patologia. Uma dose moderada desse estado físico e mental nem sempre é um problema. Porém, em alguns casos, pode ser necessário solicitar apoio profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia esta matéria!

Estar a todo o momento com a mente no porvir é angustiante. Fabio Dias, psicólogo na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), ouve diversas queixas relacionadas à questão. “Em termos gerais, a ansiedade está atrelada ao inflacionamento de um futuro projetado em detrimento do presente. Isso é muito comum entre meus pacientes jovens”, conta. Quando há sacrifício constante para se concentrar no momento atual, é hora de procurar suporte. “A pessoa não consegue vivenciar o vigente momento de forma plena, dentro das suas possibilidades e escolhas. Além disso, tenta sempre prever ou ter certo controle sobre possíveis eventos vindouros. Se ela encontrar dificuldades de lidar com suas questões sozinho, é hora de consultar um especialista”, afirma Dias.

A estudante de Publicidade da Universidade Paulista - Unip, Amanda Pedro, está considerando buscar atendimento psicológico. “Inquieto-me demais com temas da faculdade porque todo o meu desempenho traz resultado. Isso me atrapalha a falar em público, eu travo e me perco na hora de expressar as ideias, pois já estou pensando lá na frente”. Ela relata ter sido prejudicada pela preocupação em excesso nas entrevistas de emprego. “Sempre quis saber as respostas na mesma hora. É porque eu me importo demais com os pensamentos alheios a meu respeito e tenho medo de falhar”, conta a jovem.

Viver dessa forma pode ser um grande peso para a vida. Se está enfrentando essa situação, considere pedir ajuda. O tratamento psicológico será útil caso você esteja:

1. Colocando muita pressão sobre si mesmo;
2. Sentindo-se só e sem alguém para conversar sobre as aflições;
3. Perdido em relação às suas atividades;
4. Não sabendo entender suas emoções.

Cuide sempre do seu bem-estar. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete