Quem está iniciando a vida profissional geralmente tem diversos afazeres ao longo da semana: curso, estágio, aula de idioma, estudos em casa. Nada disso é em vão, afinal, são investimentos a longo prazo e o esforço deve continuar! Porém, como planejar o porvir sem deixar de aproveitar o momento atual?

O psicólogo Eduardo Moretti, do Centro de Atenção Psicossocial em Campinas (SP), aconselha os jovens. “Para o estudante, muitas vezes, o sucesso estará baseado somente em resultados e produtividade (questões futuras), mas isso não é inteiramente verdade. A criação e manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis e a postura de trabalho (aspectos presentes) também são muito importantes”, destaca. Além disso, é necessário encontrar espaço na agenda também para o descanso e lazer, sem esperar as obrigações acabarem para, então, se divertir. “O problema maior está em assumir uma quantidade de compromissos além da nossa capacidade, correndo risco de perder qualidade de vida nesse processo”, afirma o especialista.

Caio Camargo estagia durante o dia e à noite cursa Relações Públicas na FIAM-FAAM Centro Universitário. O propósito é construir a carreira e se sentir realizado. Porém, viver o agora não deixa de ser relevante para ele. “Devemos saber conciliar nosso tempo para aproveitar um pouco de tudo. Muitas vezes, não consigo, mas não deixo isso me atrapalhar sempre”, conta.

Algumas estratégias ajudam na hora da organização. Uma boa dica é criar metas a curto, médio e longo período. Os objetivos também devem incluir a saúde física e emocional, para manter o equilíbrio. Anote as recomendações de Moretti:

1. Mantenha uma postura ativa para arrumar períodos para descanso e lazer. Você precisa definir quando será essa ocasião, pois as responsabilidades nunca terminarão.
2. Converse com outras pessoas sobre suas vivências. Você perceberá a similaridade com as de outras pessoas, e isso dará sentido a elas.
3. Utilize técnicas de relaxamento, como a respiração diafragmática. Elas ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, pois aumentam o foco de atenção no “aqui e agora”.

Gostou das dicas? Comece hoje mesmo a arranjar intervalos para si e, assim, não se perder em meio à correria!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe