Grande parte da população já passou por algum momento cruel de dúvidas, incertezas e até mesmo inseguranças. Conhecidas como crises existenciais, esses períodos podem atrapalhar e atrasar seu desenvolvimento profissional. Se você é estagiário ou aprendiz e quer saber como fugir desse problema, leia esta matéria!

Não há dados capazes de comprovar os impactos diretos de uma fase ruim, mas é possível entender como isso pode agir de maneira negativa em sua vida. Para o professor e doutor Mario Louzã, médico psiquiatra de São Paulo, essa questão não é considerada propriamente dita uma doença. “Envolve, em geral, uma situação-limite para a pessoa, um questionamento sobre algum aspecto profundo e essencial de sua existência”, explica.

Além disso, o especialista aponta: as adversidades da vida ocorrem quase sempre de maneira imprevisível e, portanto, você deve ser forte. “A forma de lidar com isso dependerá, em boa parte, da capacidade de resiliência da pessoa”. Para Louzã, só em casos extremos se faz necessária a ajuda de um expert para auxiliar na resolução do problema.

Para o psiquiatra, a solução, então, está no autoconhecimento. “Quando a pessoa amplia e aprofunda o conhecimento sobre si mesma, passa a dispor de novos instrumentos para lidar melhor com as crises e dúvidas inevitáveis durante a vida”, finaliza. Assim, ficará mais fácil de gerenciar as dificuldades e não atrasar seu crescimento.

Mariana Gaidão estuda administração, negócios e marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), no Rio de Janeiro e estagia na área. Ela conta já ter passado por esse tipo de situação antes. “Estive assim mais de uma vez. Acredito ser comum no período da faculdade, pois aprendemos coisas novas e descobrimos quem queremos ser daqui para frente”, afirma.

Para ela, sua principal reviravolta foi com uma vontade de criança. “Minha maior crise aconteceu quando cursava moda, minha carreira dos sonhos desde pequena”. A estudante diz ter descoberto essa como uma escolha equivocada ainda no meio do primeiro período do curso. “Essa experiência me fez repensar. Dali em diante, decidi fazer marketing e atuar no nicho da moda. Agora, realmente me encontrei”, relata.

Como viveu isso na pele, Mariana conta: “esses momentos são difíceis. Porém, é importante saber tirar algo bom diante desse caos, aprender lições e entender o motivo desse questionamento”. De acordo com a universitária, vale a pena avaliar os acontecimentos e enfrentar os desafios dessa situação. “O indispensável é não descartar nenhum tipo de ajuda e acreditar: você vai sair dessa!”, finaliza.

Portanto, mesmo passando por momentos difíceis, saiba se manter otimista e encarar os desafios de frente. Só assim, é possível superá-los de maneira assertiva. Com isso, seus medos e inseguranças ficarão bem menores e você se tornará um profissional cada vez mais admirado. O Nube deseja sucesso em sua jornada!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe