Você fica ansioso durante a etapa de triagem para uma vaga? Entrevistas e dinâmicas em grupo deixam muita gente de cabelo em pé. Para quem está em fase escolar ou início de carreira, pode ser ainda mais assustador. Qual é a melhor forma de lidar com essa situação? Contamos para você nesta matéria!

Como quase tudo na vida, não existe fórmula pronta para passar na peneira de uma oportunidade. Fabio Dias, psicólogo na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), ressalta não existir postura perfeita para o momento. “Talvez exista um comportamento idealizado pelos recrutadores, especificamente”. Ainda assim, algumas atitudes são indispensáveis em qualquer ocasião. “O candidato deve se vestir adequadamente conforme o ambiente da empresa (mais formal ou informal) e ter uma conduta respeitosa durante todo o andamento”, destaca o psicólogo.

É necessário ficar atento também às ações indesejáveis. É válido evitar a divagação nas respostas, além de manter a honestidade e clareza na hora de falar. Para os estudantes, Fabio recomenda realizar o possível, dentro de suas limitações. “Faça o solicitado. Não está no poder de ação do participante decidir se vai ser escolhido ou não. O relevante é se preparar constantemente, estudando, aprendendo e interagindo com os outros. Mesmo sem a aprovação, toda experiência é válida para o futuro”, aconselha o psicólogo.

Gabriel Queiroz, estudante de Propaganda e Marketing na Universidade Paulista - Unip, relata sentir-se tranquilo em seleções. “Para mim, a melhor forma de encantar é expor o melhor de mim mesmo sem medo. Costumo realizar palestras e apresentações públicas na minha comunidade eclesiástica e isso também me auxilia no momento do ‘marketing pessoal’”, conta. Ele também utiliza estratégias para garantir o bom desempenho. “Evito exposições de nervosismo, apresento-me sempre sorrindo, poupo palavras muito complicadas. Com isso, esquivo-me de ser mal compreendido”, ressalta.

Anotou as dicas? É importante se preparar, estudar a empresa para a qual você está se candidatando e agir naturalmente. Trabalhe suas qualidades e tenha sucesso em seus processos. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe