Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-o-desemprego

Como lidar com o desemprego? 

Notícia | 04/06/2018

Vinícius Lima

O cenário econômico atual alavancou um alto índice de desemprego. Muitos estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho e não sabem para onde ir. Por isso, é necessário manter a calma e tomar alguns conhecimentos para não ser mais impactado. Quer saber mais? Leia esta matéria!

Os desafios de quem está sem emprego são vários. Para a maioria dos jovens, a busca por uma oportunidade está mais difícil e a concorrência é maior, de acordo com pesquisa do Nube. O levantamento ouviu 17.809 estudantes, dos quais 80,05% apontaram esse como o maior problema ao procurar seu espaço no mundo corporativo.

Pensando nisso, a gestora Madalena Feliciano, da Outliers Careers, empresa paulista de recolocação, separou algumas dicas para lidar com isso e conquistar uma nova posição. Acompanhe:

1. Procure ajuda. “É comum desenvolver pânicos, traumas e até mesmo doenças como gastrite nervosa e depressão com essa situação. Nesses casos, é essencial mentalizar energias e pensamentos bons ou, em casos mais sérios, procurar um psicólogo para realizar o tratamento adequado”.
 
2. Movimente-se. “O ideal é procurar se manter ocupado. Pesquise oportunidades disponíveis, visite headhunters, feiras, eventos e congressos. Você pode fazer atividades as quais não estejam na rotina, para não ficar em ócio durante o período”

3. Seja flexível. “É necessário estar apto a trabalhar em outras áreas, mas não deixe de buscar uma oportunidade em seu campo de atuação ideal”.
 
4. Organize o seu tempo. “Assim como ficar de braços cruzados pode não ser útil, viver em função de encontrar um novo cargo pode trazer sérios riscos à saúde”.

5. Saiba poupar. “É preciso aprender a equilibrar os gastos para não acumular contas e nem sofrer com o pagamento de juros, no caso de atrasos. Priorize as necessidades básicas, como alimentação, por exemplo”. “Pode parecer difícil, mas é preciso saber dar a volta na situação”, finaliza a especialista.

Jéssica Vieira se formou recentemente em engenharia de produção pela Universidade do Grande Rio Professor Jośe de Souza Herdy, no Rio de Janeiro. Atualmente, está fora do universo dos negócios e afirma: “essa pode ser uma chance para me conhecer melhor profissionalmente e buscar a excelência. Para mim, a chave para enfrentar essa situação é me aprimorar cada dia mais”.

A engenheira ainda aponta: “com a Internet, temos um mundo de conhecimento nas mãos, basta simplesmente aproveitar. Isso pode fazer a diferença”, conclui. Portanto, mãos na massa! Nada de ficar parado. O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete