Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
importancia-do-elogio

Importância do elogio 

Notícia | 25/05/2018

Cláudia Giannoni

Em muitas situações da vida, seja no trabalho, estágio, entre a família ou até com nós mesmos, parece muito mais fácil enxergar falhas e apontar erros. Com frequência, estamos pontuando quais fatores devem ser mudados e melhorados. De fato, todos têm pontos a serem aprimorados, mas as críticas em excesso geram desencorajamento e outros sentimentos negativos.

Segundo o Professor e Doutor Rabino Samy Pinto, “nós, seres humanos, somos motivados por quais palavras ouvimos. Assim, um enaltecimento pode gerar entusiasmo, tanto quanto receber uma censura, resulta em desânimo”, afirma.

O incentivo pode mudar a vida, determinar quais caminhos se sente mais seguro em seguir para realizar suas aptidões no mundo. “É como uma mágica. Quando os pais elogiam seus filhos, esses podem se sentir confiantes e, assim, o aplauso a um desenho pode transformar alguém em um pintor, por exemplo. Já o excesso de ressalvas surte um efeito negativo e costuma levar a terapia”, comenta o educando.

Para ele, há basicamente três motivos pelos quais a comunicação entre as pessoas gera frustração:

Excesso de desaprovação: reflita antes de apontar um erro. Não é preciso assumir uma postura agressiva e de ataque para ser sincero e dizer seu pensamento. Procure falar quais sentimentos o ato do outro provoca em você, como se sente e como gostaria de ser levado em consideração na próxima vez.

Culpabilidade: transformar o delito em responsabilidade pode fazer toda a diferença diante de uma falha a ser corrigida. Essa atitude é capaz de empoderar a pessoa, mesmo quando ela cometeu uma infração. Afinal, ela se sente dona dos seus atos, colocando-se como quem pode cometer deslizes, mas também como quem pode reparar suas ações e acertar. ‘Eu sou responsável’ soa muito melhor a ‘Eu sou culpado’”.

Desencorajamento: é importante reconhecer o bom desempenho e manter um exemplo positivo diante das dificuldades para, assim, criar um ambiente de apoio. Cada um tem o direito de acreditar em seus sonhos e, se houver tropeços no caminho, eles valerão como aprendizado.

“No final das contas, a força de um elogio é imensa e traz resultados extraordinários”, garante Samy. José Roberto Marques é um dos pioneiros do coaching no Brasil e oferece cursos inclusive em Campinas. Com base em suas vivências, complementa o professor, pois, para ele, a exaltação do colaborador é uma ferramenta de motivação e faz toda diferença na rotina de uma companhia. “Ao longo da carreira pude perceber o quanto, quando não são elogiados, os funcionários se sentem como se não estivessem sendo vistos e veem seu empenho e conquistas como mera obrigação”.  Assim, uma mudança de postura por parte da liderança pode mudar a energia da pessoa e fazê-la sentir-se realmente pertencente ao grupo e importante para a corporação.

Você está fazendo sua parte?

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete