Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-receita-ideal-para-empreender

A receita ideal para empreender 

Notícia | 25/05/2018

Layane Bittencourt

Você tem vontade de ser o seu próprio patrão, mas não sabe como começar? Essa dúvida é bastante comum. Afinal, com tantas transformações ao nosso redor, muitas pessoas surgem com novas formas de construir uma carreira e possuem inúmeras ideias as quais desejam tirar do papel. Saiba como proceder!

Segundo o economista Rodrigo Mancini, a tecnologia surgiu revolucionando nossa sociedade, inclusive, em relação ao ambiente corporativo. “O crescimento das redes sociais tem criado um ambiente propício para o surgimento de startups, aplicativos, e-commerce, produção de conteúdo, plataformas de cursos e tantas outras formas de se fazer negócio e obter lucros pela Internet”. Surge, então uma nova tendência: o empreendedorismo digital.

De acordo com o especialista, não precisa ser um expert em tecnologia, “existe espaço e oportunidade para diversos tipos de empresas”, aponta. Com isso, muitas vezes, um hobby acaba se tornando uma excelente maneira de empreender. Com o Yuri Szaniecki aconteceu dessa maneira. O estudante de economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, transformou uma simples atividade em algo grande, segundo ele “de forma bem despretensiosa”.

Com um colega da faculdade, o jovem começou a fazer vídeos no Youtube, apenas por diversão. Depois de um tempo, o projeto cresceu e muitas portas foram abertas. Justamente por isso, ele considerada muito vantajoso estar no mundo on-line. “O limite depende da sua capacidade e criatividade de monetizar a exposição do seu trabalho, de modo a atrair patrocínios e outros meios de renda”, assegura. Nesse meio, os nichos de mercados são variados e a Internet permite o surgimento de todo o tipo de conteúdo.

Contudo, nem sempre as coisas acontecem assim. Para Mancini, se você quer colocar a mão na massa e aproveitar as possíveis chances deste universo, alguns ingredientes são fundamentais para criar um negócio “saboroso”, o qual se sustente por muito tempo. Acompanhe a receita:

Uma dose de afinidade: é preciso ter alguma identificação com a atividade a qual irá atuar, pois exigirá dedicação.

Adicione conhecimento: estude, faça cursos, associe-se a outros profissionais com conhecimentos complementares aos seus. Ou seja, capacite-se.

Misture tudo em um projeto: defina seus objetivos, investimentos necessários, análise das concorrentes, formas de comercialização e estrutura necessária.

Seja criativo: tenha uma identidade visual com marca, logo e padrão de cores em consonância com sua proposta e siga as tendências de marketing.

Depois de pronto, coloque em um recipiente adequado: legalize o sua corporação. Isso é importante para a credibilidade, conquista de clientes e parcerias.

Convide parceiros para degustação: mantenha por perto quem acredita no seu projeto e contribua para a implantação e continuidade dele.

Prepare-se para a rejeição: assim como em qualquer atividade, tenha em mente: muitos irão negar as suas propostas e ideias.

Aperfeiçoe a receita: ao longo do processo de preparação, mudanças serão inevitáveis. O meio digital é muito dinâmico e você terá de reinventar e acrescentar outros ingredientes com certa frequência.

Tire aquela ideia do papel, os resultados podem ser enriquecedores. Aproveite e bon appetit!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete