Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-o-vestibular

Dicas para o vestibular 

Notícia | 24/05/2018

Cláudia Giannoni

O vestibular chegou, e agora?! Como ajudar seu filho nessa fase? Para esclarecer algumas dúvidas e auxiliar no momento, separamos algumas dicas especiais sobre o assunto. Acompanhe nossa matéria e não sobrecarregue ainda mais o estudante!

Segundo a coach familiar, especializada em psicologia e desenvolvimento humano, Valéria Ribeiro, naturalmente, o jovem já sofre pressão, seja na cobrança da quantidade de estudo, na escolha da carreira, se já tem ou não uma namorado/a, se pratica exercícios, como se alimenta, etc. “Contudo, talvez o grande monstro esteja no exame para ingressar em uma universidade. É como se naquele momento estivesse decidindo entre viver ou morrer, entretanto é só uma etapa da vida", explica.

Quando a prova se aproxima, muitos pais querem ver a cria se dedicar mais, porém isso não vai funcionar.  Para a coach "é preciso se preocupar muito mais com o estado emocional, pois esse sim pode comprometer o resultado". Fazer o jovem se sentir seguro, confiante de si próprio, ajuda a suportar a situação.

Já diretamente aos vestibulandos, algumas dicas são preciosas:

Descanso: é importante dormir bem, pelo menos, oito horas por noite. Isso irá ajudar o cérebro a se organizar.

Nada de se trancar no quarto: não é bom ocorrer isolamento social, interagir com outras pessoas ajuda a relaxar e diminui a tensão. Portanto, ir ao cinema, encontrar os amigos para um bate papo, praticar um hobby (skate, futebol ou mesmo uma partida de vídeogame) pode auxiliar.

Pensamentos positivos: na véspera, é importante se conectar com coisas boas, assistir filmes de comédia, tomar um sorvete ou fazer uma massagem relaxante.  

A importância da água: hidrate-se bastante no dia, caso contrário pode ter dores de cabeça.

Boa alimentação: leve algo para comer (barra de cereal, barra de chocolate, fruta, bala, chiclete). O açúcar ajuda a manter a energia em alta.

Natanael Anjos é da zona leste de São Paulo e cursa Engenharia Civil. Em sua busca pela vaga na faculdade dos sonhos, ele foi além e, para ter um resultado ainda melhor, também procurou a assessoria de um coach. “As sessões me ajudaram bastante, pois trabalhava com temas e exercícios, além de conversas, capazes de deixar a ansiedade e a pressão de lado. Analisava com calma qual universidade e cursos queria segundo minhas características e habilidades”, explica. Para ele, foi fundamental para essa etapa. “Consegui traçar metas, caminhos e planos de estudo”, incentiva.  

Já para Gustavo H. Oki, de São José dos Campos e do curso de Fisioterapia, o coaching foi uma experiência interessante, pois conseguiu extrair seu real propósito. “Basicamente, isso está dentro de nós, mas precisamos de alguém para a descobrir nosso potencial”, ressalta. Hoje ele cursa Fisioterapia.

O Nube acredita em sua capacidade. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete