O empreendedorismo nunca esteve tão em alta. De acordo com pesquisa publicada pela Agência Brasil, “dois em cada três jovens brasileiros planejam empreender nos próximos anos”. Ou seja, haverá o aumento significativo no surgimento de novas empresas e de novas chances de alcançar sucesso. No entanto, surge a dúvida: qual a vantagem de ter o próprio negócio? Saiba mais!

Para o CEO da Flow Group, de Moçambique, Pedro Santos, essa resposta depende do seu objetivo. “Eu busco uma vida com maior liberdade de ação e flexibilidade geográfica. Posso realizar tudo isso na empresa, a qual sou sócio. Teria sérias dificuldades em fazê-lo sendo empregado, embora o mercado esteja mudando e já tenha corporações com culturas bem interessantes”, conta. Ele ressalta: há desafios, afinal, a maioria dos novos negócios fecham rapidamente. Contudo, ele alega: “se der certo, a recompensa é muito maior”.
 
Segundo Laila Vanetti, fundadora da Scritta e especialista em liderança e argumentação, para seguir esse caminho e ter sucesso, é preciso ter planejamento. “O primeiro passo é a pesquisa. Investigar se há, de fato, mercado para o seu serviço e descobrir onde está o seu comprador e também o concorrente”, explica. Outra questão importante é ter habilidades comunicativas, as quais são eficazes para construir sua autoridade e credibilidade. “É essencial saber sobre técnicas voltadas para liderança e gerenciamento das crises”, aponta.

Após todos esses passos, é hora de colocar a mão na massa. Contudo, a especialista alerta: “você deve estar ciente do aprendizado contínuo, o qual terá, e da necessidade de estar em constante atualização desses quesitos”. Ser dono exige muita dedicação e comprometimento, pois você será testado todos os dias referente a tomada de decisões, estratégias e ao seu conhecimento de mercado e produto.

No entanto, qual a vantagem? Segundo Laila, isso está relacionado a possibilidade de se dedicar a algo o qual se identifica verdadeiramente e também ao fato de poder imprimir ritmo e valores a sua organização. “Outro benefício é trabalhar em um lugar onde dá vazão a sua criatividade e é uma extensão de seu sonho, seja ele qual for”, completa.

Tire suas ideias do papel e as transforme em uma grande oportunidade de se sobressair! Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe