Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desafios-do-trabalho-em-equipe

Desafios do trabalho em equipe  

Notícia | 22/05/2018

Vinícius Lima

Desenvolver a capacidade de se relacionar de forma produtiva com todos os seus companheiros em uma empresa é um desafio a ser considerado. Se você faz um estágio ou é jovem aprendiz, é fundamental prestar atenção nesse aspecto para desenvolver suas habilidades e capacidades. Quer saber mais? Então leia esta matéria!

Questões como respeito e atenção estão diretamente relacionados com esse aspecto e, para proporcionar um ambiente saudável para todos, é necessário exercitar a empatia. Segundo estudo feito pelo Nube com 6.297 jovens, 47,94% deles afirmam ter dificuldades em conciliar os diversos pontos de vista de um time. Nesse contexto, o dom da compreensão é vital.

Maria Regina Damin é consultora e coach da Trajeto Desenvolvimento Empresarial, em Campinas. Para ela, ter conhecimentos técnicos já não é fator determinante para garantir o sucesso. “Quando praticamos empatia, fazemos um esforço para entender o mundo e as razões do outro e ampliamos nossa capacidade de relacionamento interpessoal”, expõe. A especialista ainda adverte: “isso não significa tratar seus colegas como gostaria de ser tratado e sim buscar entendê-los”.

Mesmo sendo uma tarefa difícil, a consultora diz: “o primeiro passo é conhecer a si mesmo, pois as pessoas são diferentes. Isso aumenta sua capacidade de compreensão. Fica mais fácil trabalhar o coletivo em direção aos objetivos da organização”. Para ela, esse aspecto deve ser analisado e considerado por quem ainda está no início da carreira. “Trabalho em redes, compartilhamento e modelos não hierárquicos vêm crescendo e, quem está entrando no mercado de trabalho agora, deve se adequar a isso”, explica.

Para Vanessa Rocha, estudante de engenharia da Universidade São Francisco, de Campinas, as responsabilidades de um bom relacionamento interpessoal não são somente dela. “A empresa precisa deixar bem clara sua cultura organizacional logo cedo, pois assim, consigo perceber se me enquadro no perfil”. Segundo a universitária, isso é fundamental para se sentir bem perante sua equipe. “Ajuda no meu processo de integração ao mundo corporativo”, diz.

Para fornecer uma atmosfera saudável, capaz de facilitar o engajamento de todos, tanto os gestores, como os colaboradores, devem se empenhar. Respeitar o espaço do outro, ouvir e agregar são tarefas básicas e extremamente necessárias para favorecer a união, não só no universo dos negócios, como também fora dele.

Agora, nada de ficar brigando à toa em seu estágio! Entenda as diferenças como algo bom, pois, sem elas, como seria o mundo? Compartilhe sua opinião em nossas redes sociais! O Nube te deseja boa sorte!  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete