Você não sabe qual área seguir? Essa dúvida paira na cabeça de muitos jovens e inúmeras perguntas surgem. Satisfação profissional, quantidade de oportunidades, remuneração, entre outros, são os pontos levantados. Contudo, esse momento não precisa ser um bicho de sete cabeças. Acompanhe!

Uma pesquisa realizada pela Universidade Positivo, com seis mil estudantes, revela: mais de 30% deles ainda não sabem qual curso pretendem seguir. Segundo a psicóloga, Simone Marins, do Rio de Janeiro, esse resultado está atrelado a diversos motivos, entre eles o seguinte fato: “toda escolha envolve riscos e perdas. Ou seja, o medo de não gostar, se arrepender ou se sentir insatisfeito é marcante”.

Outra dificuldade encontrada é a de preferir um segmento em detrimento de outros. De acordo com a especialista, a principal razão disso é a variedade e diversidade dos cursos existentes. Novas opções surgem e o ambiente corporativo torna-se bastante exigente e competitivo, tornando a tarefa complicada. Por isso, acompanhar essas transformações é imprescindível.

Para a estagiária da Nielsen, Clara Messina, cursar estatística se deve a sua afinidade e facilidade em trabalhar com números. Além disso, ela observou o mundo dos negócios e viu uma aposta promissora da área. “Várias pessoas dizem: somos a profissão do futuro. Esse segmento ganha prestígio cada vez mais e engrandece a necessidade desse personagem nas empresas”, conta.

“A carreira optada determinará o grupo social ao qual será inserido, definindo seu lugar na sociedade. Dessa forma, a sua decisão não pode ser feita de forma aleatória”, indica Simone. Por esse motivo, ela separou alguns passos para serem tomados:

Faça uma pesquisa: conheça sobre quais profissões te interessam, o conteúdo estudado no curso e mercado de trabalho.

Decida você: as opiniões de outras pessoas não podem interferir. No caso dos pais, tenha uma conversa e mostre o seu interesse pela ocupação.
 
Procure um profissional: de preferência um especialista em orientação vocacional, ele usará técnicas e instrumentos para facilitar esse processo de tomada de decisões.

Conhecer a si mesmo: se você se conhece e sabe como funciona sua personalidade, quais são suas habilidades, interesses e gostos, ficará fácil tomar uma decisão assertiva sobre o futuro.

Estar indeciso é natural, mas com determinação, seus objetivos serão alcançados. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe