Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-motivos-para-desenvolver-sua-oratoria

6 motivos para desenvolver sua oratória  

Notícia | 17/05/2018

Cláudia Giannoni

Em um mundo competitivo, desenvolver habilidades pode ser determinante na trajetória profissional. Quem tem boa comunicação, por exemplo, tem mais oportunidades no mercado. Você busca mais conhecimento nessa área? Veja algumas dicas.

Saber transmitir uma mensagem da melhor forma possível é fundamental desde uma conversa íntima, até uma entrevista de emprego, ou reunião de negócios. Quem não causa ruídos, se destaca e alcança o sucesso.

Veja seis dicas para auxiliar nesse processo:

Fuja das estatísticas: glossofobia é o medo de falar em público. Cerca de 86% da população tem pavor desses momentos. É o terceiro maior receio e vem logo atrás do pânico de altura e de animais peçonhentos. Segundo uma pesquisa recente da Revista Você S/A, 78% dos executivos têm esse pavor. Se você conseguir fugir dessa estatística, certamente, vai se diferenciar.

Autoabandono: de acordo com Rogéria Guida, “se você não falar, falarão por você”. Ou seja, se não for assertivo, a vida cobrará.

O mercado: o mundo corporativo exigirá, em algum momento, algum viés de oratória de todo profissional. Até quem ocupa cargos administrativos, os quais não exigem cognição, precisam da habilidade. Quanto mais você se preparar, mais próximo estará da liderança.

Processo seletivo: não importa qual faculdade cursou, ou o seu conhecimento técnico, na hora da entrevista você terá de trabalhar sua fala. Hoje, os recrutadores pedem para fazer uma apresentação em Power Point presencial ou on-line.
 
O mundo mudou: hoje, não se consegue separar o virtual do físico. Todo trabalho tem de ser difundido, comunicado. Na década de 70 e 80 havia o mito de não se poder falar nada porque poderiam roubar sua ideia. Hoje, no mundo on-line, é quase obrigatório divulgar seu pensamento.

Ética: Martin Luther King dizia: “minha preocupação não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... mas, o silêncio dos bons”. Por isso, é interessante as pessoas verdadeiras, do bem, abrirem a boca. Esse é o intuito.

Com o intuito de auxiliar no dom da fala, o carioca Augusto Uchoa, especialista em oratória criativa, criou um canal no YouTube com vídeos variados para quem quer falar melhor em público. Com uma linguagem fácil e bastante irreverente, ele traz sua experiência vivida em sala de aula, quando deu disciplinas de inovação, comunicação e marketing nas faculdades Ibmec, ESPM, IBMR e Descola. “Essa competência deveria ser ensinada em colégios e faculdades, como uma matéria obrigatória. A mudança de mundo tem impactado o meio de passar uma mensagem de forma irreversível. Motivos não faltam para as pessoas se comunicarem”, comenta.  

O Nube também disponibiliza conteúdo para auxiliar nesse quesito, são os ensinos a distância - EAD. Por meio de cursos rápidos, é possível aprender a vender o próprio peixe, fazer apresentações e se destacar. Os interessados precisam se cadastrar gratuitamente no site e acessar o link: www.nube.com.br/ead.

Conte conosco. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete