Em alguns momentos de nossas vidas, temos de tomar decisões importantes sobre o futuro, principalmente em relação às nossas profissões. Um deles é durante a conclusão do ensino médio. Muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “qual profissão seguir?” e, às vezes, sua escolha pode não ter sido tão satisfatória. Se você está passando por essa questão, leia esta matéria e veja algumas dicas de como proceder!

Certamente, entender quem você é e quais são seus objetivos no mercado de trabalho é fundamental para trilhar uma trajetória de grandes conquistas. Entretanto, a pressão e a autocobrança podem ser enormes e isso pode atrapalhar e, até mesmo atrasar, sua caminhada.

Para Eliane Pardinho, coach e fundadora da empresa Pessoas de Sucesso, em São Paulo, essa é uma questão presente na vida de boa parte dos jovens. “É possível mudar de opinião porque, muitas vezes, eles começam a atuar em uma área por influência dos pais e com pouca informação sobre determinada profissão”, afirma.

Para ela, estar satisfeito é vital para um bom desenvolvimento. “Não sentir prazer com sua ocupação é um indicador vital para reavaliar seu planejamento de carreira e sem culpa”, expõe. De acordo com a especialista, o autoconhecimento é a chave para o sucesso. “Saiba quais são suas motivações, seus ideais e identificações, medos, conflitos, angústias, interesses e habilidades”, diz.

É necessário entender: esse tipo de questionamento e incerteza pode ocorrer em qualquer idade e não há necessidade de ficar se martirizando. Para Eliane, elaborar um planejamento para essa possível transição é primordial e parte necessária para redesenhar seus passos de forma assertiva.

Brenda Kewvy, estuda engenharia civil na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro e já atua na área. Para ela, o estágio é uma excelente forma de entender quais caminhos quer seguir em sua vida. “Por meio de novos conhecimentos adquiridos nas experiências no mundo corporativo, a visão em relação à minha especialização fica mais criteriosa”, explica.

Para a universitária, entender suas vontades e quais metas quer atingir futuramente é crucial para um bom desempenho. “Quando focamos em algo, podemos ser ótimos nisso! Agora, quando fazemos de tudo um pouco, geralmente podemos ser no máximo "bons" em cada coisa”, conclui.

Portanto, se questionar faz bem. Mantenha-se sempre conectado com seus objetivos, vontades e metas. Só assim, é possível trilhar um caminho saudável e de alta performance. Gostou? Então comente em nossas redes sociais! O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe