As guerras e atentados ocorridos pelo mundo afora durante anos remetem à questão da educação simplificada, dos simples “obrigado”, “por favor” e “com licença”. O ser humano deixou de realizar essa tarefa durante o dia a dia e isso tem desencadeado situações desagradáveis em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas ruas. Se você está ingressando em um estágio ou aprendizagem, veja como agir para não queimar seu filme!

Para o psicólogo no Rio de Janeiro, João Alexandre Borba, a tarefa de pôr em prática a gentileza e empatia é uma via de mão dupla. “Ao tratar o outro com delicadeza, você impulsiona a vontade dele em ser civilizado também”, explica. Pelo fato da convivência ocorrer entre várias pessoas, é sempre necessário ter noção do espaço do outro na sociedade.

Segundo o profissional, coisas simples podem fazer uma pessoa sentir-se bem em relação ao outro. “Um pequeno sorriso, um “bom dia”, ou um “até logo” já reflete nas relações sociais humanas, de modo a fazer quem está ao seu redor se sentir confortável em sua presença”, aponta Borba.

Do ponto de vista psicológico, uma palavra educada faz todos priorizarem o bom trato. Nessa questão, também cabe a compreensão, pois falar coisas positivas está diretamente ligado ao seu íntimo, ou seja, se eu estou bem, tratarei corretamente os demais. “Assim, é importante estabelecer bem um convívio com as pessoas por meio de pequenas atitudes, mas também é fundamental estar de satisfeito consigo mesmo, para essa sensação externar”, avalia o especialista.

Rafaela Gonçalves é coordenadora da área de treinamento no Nube e conta ter aprendido a lidar com situações rudes no dia a dia do trabalho. “Essas ocasiões exigem maturidade e inteligência, do contrário, só estaria reproduzindo o mesmo comportamento da outra pessoa. Então, procuro respirar fundo e relevar. Quando possível, tento resolver essas diferenças em outra oportunidade, quando ambos estivermos mais calmos”, analisa. Em seus cursos, ela também passa uma mensagem positiva. “É importante reforçar a prática dos bons hábitos de convivência, valorizar o clima organizacional e favorecer o respeito entre todos”, enfatiza.

Você está fazendo sua parte?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe