Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-guiar-uma-reuniao

Como guiar uma reunião? 

Notícia | 14/05/2018

Layane Bittencourt

O líder tem grandes responsabilidades em suas mãos. Além de saber incentivar sua equipe e integrá-la, muitas vezes, ele é peça chave para garantir o rendimento da empresa. Dessa forma, ele deverá administrar o andamento adequado dos processos e alcançar os objetivos desejados. Com diversas atividades, entre elas está a de conduzir uma reunião. Você sabe como fazer? Leia algumas dicas!

Segundo Cristina Henriques, coach e consultora executiva, do Rio de Janeiro, esses encontros são fundamentais para fazer o acompanhamento de projetos e tomada de decisões da corporação. “Nessa premissa, imagina-se a mobilização de pessoas relevantes. Ou seja, quando não são eficientes, as organizações estão definitivamente,  perdendo dinheiro”, exemplifica.

Para a gestora de vendas e consultoria, Andréa Maldonado, do Poder Coaching & Consultoria, de Campinas, assumir essa missão pode ser difícil dependendo de sua organização e firmeza nesse momento. “Uma pauta definida é fundamental para todos saberem qual é o teor do encontro. Importante é definir e comunicar qual objetivo deve ser alcançado. Se ele não está determinado, qual a finalidade?”, indaga a líder.

Por isso, há uma grande necessidade de fazer uma preparação com antecedência para ser o mais produtivo possível. Surge a dúvida: como proceder? A especialista acredita em três pontos indispensáveis: a construção de uma pauta viável, a garantia da presença dos responsáveis pelas decisões e a preparação dos argumentos para possíveis questões. Para facilitar ainda mais o processo, Cristina separou uma lista de pontos a serem levados em consideração:

Vá preparado: conheça qual o assunto a ser tratado, mas mantenha o coração aberto a ideias, ou seja, não fique fechado a diferentes propostas.

Planeje: de forma a ter tempo hábil para as discussões. Afinal, nem todos pensam como você ou simplesmente podem mudar de ideia diante de novas perspectivas.

Saiba ouvir: é uma competência essencial para um gestor. Não interrompa o pensamento de outro colaborador.

Espere: pense para dar uma resposta  você não é obrigado a tê-la na ponta da língua. Pondere antes de um questionamento.

E você? Como conduz um momento tão fundamental como esse? Compartilhe com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete