Você culpa os outros por seus problemas? Saiba, além de ser um comportamento tóxico, pode trazer graves consequências para sua vida, tanto pessoal, quanto profissional. Pensando nisso, listamos algumas dicas para quem quer se tornar autorresponsável. Lembre-se: a habilidade é essencial no mundo corporativo, inclusive para estagiários e aprendizes.

A responsabilidade é uma das características mais exaltadas hoje no mercado. Gestores buscam colaboradores, nos quais possam confiar e delegar as mais diversas tarefas. Por isso, se você tem dificuldades para assumir erros e corrigir suas falhas, mude de comportamento o quanto antes. Para isso, veja alguns passos:

- Planeje seu futuro sem contar com a sorte;

- Transforme seus sonhos em objetivos e metas específicas, quantificadas e planejadas;

- Você não pode ter tudo, então, mantenha o foco;

- Reconheça quando estiver errado: isso não é sinal de fraqueza, mas sim de força de caráter e capacidade de se adequar;

- Pare de apenas criticar os outros: se for para falar, dê uma sugestão ou ideias de mudanças;

- Ao invés de tentar justificar seus tropeços, aprenda com eles.

- Dê um passo de cada vez. Não se chega longe de um dia para o outro. O sucesso vem com o tempo e é consequência de muito trabalho.  

Um dos caminhos para tornar essas dicas enraizadas no seu dia a dia é desenvolver a inteligência emocional. Paulo Vieira é master coach e fundador da Febracis, também com sede no Rio de Janeiro. Há anos ele entendeu a importância dessa competência e desenvolveu o método CIS - Coaching Integral Sistêmico. "Consiste em unir o pensamento racional às emoções, fazendo uma reprogramação de crenças para alavancar o potencial de cada um", afirma. De maneira geral, a prática auxilia a quebrar barreiras, as quais afastam dos objetivos a serem alcançados. Hoje, o profissional já impactou mais de 350 mil pessoas e afirma: “a essência não é mudar para algo, cujos valores se tem pouca identificação, mas desenvolver todo o seu potencial”.

E você, qual fórmula utiliza para evoluir? Divida conosco seu conhecimento!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe