Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cuidados-com-as-redes-sociais

Cuidados com as redes sociais 

Notícia | 10/05/2018

Layane Bittencourt

Com a tecnologia e as mídias sociais, o mundo se torna altamente conectado e as informações chegam cada vez mais rápido. Por isso, todo o cuidado é pouco. Inclusive, se estamos falando de mercado de trabalho. Afinal, também construímos uma imagem com nossos perfis. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas medidas para serem tomadas ao entrar nesse universo digital.

Segundo Glória Alves, psicóloga e consultora da Dataquanti Solutions, no Rio de Janeiro, todas as ações e atitudes são única e exclusivamente de nossa responsabilidade. “Essa máxima fica ainda mais potencializada por conta da velocidade de uma publicação se tornar viral e rapidamente compartilhada”, explica.

Quando falamos de carreira, a atenção deve ser redobrada. “As redes sociais são uma vitrine social, a qual pode reforçar positiva ou negativamente nossa imagem pessoal”, afirma a especialista. Portanto, muitas empresas observam o perfil dos entrevistados, buscando compreender se aquele candidato em potencial possui os mesmos valores instituídos daquela organização.

Afinal, “nos dias de hoje, ser e estar em compliance é decisivo para os padrões de integridade das corporações e sua imagem institucional. Reputação é essencial para o sucesso”, enaltece Glória. Para se precaver de algumas situações e não perder nenhuma grande oportunidade, ela aconselha:

Publicações: evite a exposição em demasia, principalmente, quando se coloca informações sobre você mesmo. Tem muita gente mal-intencionada.

Veracidade das informações: notícias e perfis falsos podem ser iscas para você cair nas armadilhas da rede. Fique atento ao clicar em links desconhecidos.

Fotos: cuidados para você não expor ou publicar fotos sem autorização, principalmente feitas por profissionais e sem créditos.

O publicado é para sempre: muitas vezes, no calor da emoção escrevemos ou damos depoimentos específicos daquela situação ou fato específico. Esse conteúdo não é deletado de uma hora para outra e fica por um bom tempo na rede.

Quem gosta de fazer diversas publicações o tempo todo, deve tomar esses cuidados. Contudo, aos mais reservados, isso não é um problema. A estudante de psicologia da Universidade Taubaté, Priscila Oliveira, observa muito essas questões no dia a dia, mas ao contrário de muitas pessoas, não gosta de expor sua vida pessoal na Internet e enfatiza: “as suas ações devem valer mais e não as suas publicações”.

Gostou das dicas? Fique atento a esses pontos e conte com o Nube sempre!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete