Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
diferente-dos-pais-jovens-nao-associam-o-sucesso-a-ter-carro-ou-casa-propria

Diferente dos pais, jovens não associam o sucesso a ter carro ou casa própria 

Notícia | 09/05/2018

Layane Bittencourt

Desde a antiguidade, grandes pensadores refletiram sobre a felicidade. Seu conceito já foi atribuído a diversos fatores. Afinal, muitos desejam esse sentimento para serem completos. Para entender essa questão, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, fez uma pesquisa com a seguinte pergunta: “o que é ser uma pessoa realizada?”. O resultado apontou para a associação de sucesso à satisfação em diversos aspectos. Quase a totalidade descarta a obtenção de bens materiais como prioridade.

O levantamento ocorreu entre 4 e 15 de setembro e contou com a participação de 33.648 pessoas de todo o Brasil, com idade entre 15 e 26 anos. A grande maioria, 66,69% ou 22.439 dos jovens, indicou “ser bem sucedido na vida pessoal e profissional” como principal ponto. Segundo Natalia Varga, supervisora de recrutamento e seleção do Nube, esses dois conceitos são considerados pilares para a maioria das pessoas e a valorização está em conquistar o cargo almejado e ter a vida individual tão desejada. “Ter ‘sucesso’ é alcançar um conjunto de aspectos, ou seja, apenas o reconhecimento em uma das áreas, não trará a sensação de vitória plena”, afirma.

Com 22,17% (7.459) dos votos, a alternativa: “ter uma família unida e bem estruturada” aparece em segundo lugar. Para a especialista, a construção de um núcleo familiar é uma ideia gerada a partir da educação de cada indivíduo e muitos consideram um ponto capaz de prestar suporte para outros feitos. Retomando ao quesito carreira, 6,23% (2.096), preferem “atuar na profissão dos seus sonhos”. Idealizar um emprego é bastante comum em algumas faixas socioeconômicas, nas mais baixas a preocupação inicial é de sustento, apenas. Contudo, uma simples meta pode ganhar proporções maiores para o futuro. “Planejar o caminho, estudar as possibilidades de mercado e investir no seu objetivo, faz a diferença”, completa.

“Amar e ser amado” foi a escolha de 4,13% ou 1.389 dos entrevistados. A noção de completude por meio do outro se torna uma necessidade, pois a solidão pode ser algo devastador para o ser humano. “Ter um companheiro ou a presença de alguém para prestar apoio emocional pode ser entendido como o essencial para alguns”, explica a profissional. Já 0,59% (198) consideram: “possuir imóvel próprio e um bom carro”. Quem fez essa escolha busca independência, ou seja, precisa se sustentar. Um alerta para a indústria automobilística e construtoras imobiliárias. Por fim, 0,2% (67) dos votantes apontou “ser saudável e ter um corpo sarado”. Segundo a psicóloga, essa opção tende a surgir no período da adolescência, onde há muitas dúvidas, inclusive sobre o corpo e aparência. Portanto, não se trata de uma medida primordial, mas momentânea.

A concepção de êxito passa por um processo de construção surgido a partir da experiência de cada um e, muitas vezes, por idealizarmos esse conceito, nem percebemos quais aprendizados adquirimos por meio dessas vivências. “Portanto, precisamos ficar atentos a novas possibilidades e sermos flexíveis para percebermos o quão possível é atingirmos nossos objetivos”, indica Natalia. O segredo é saber onde se quer chegar e agir para concretizar seus planos.

Fonte: Natalia Varga - Supervisora de Recrutamento e Seleção do Nube
Serviço: Jovens associam sucesso à realização profissional e pessoal

Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.500 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 800 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 11 milhões de ligações, enviados 3,2 milhões de SMS e encaminhados 750 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.
 
O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete