Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pesquisa-revela-quais-sao-os-desafios-do-trabalho-em-equipe

Pesquisa revela quais são os desafios do trabalho em equipe 

Notícia | 07/05/2018

Vinícius Lima

Cada vez mais, a preocupação em fornecer um ambiente favorável ao desenvolvimento igualitário de todos os colaboradores se faz presente nas corporações. Nesse contexto, se insere o trabalho coletivo, aspecto fundamental para um time oferecer bons resultados. Pensando nisso, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um levantamento com a seguinte questão:  “quais as dificuldades em se trabalhar em equipe?”. O resultado apontou a importância do respeito.

O estudo ocorreu entre 29 de fevereiro e 11 de março e contou com a participação de 13.136 pessoas de 15 a 26 anos, de todo o país. Para 47,94%, ou 6.297 pesquisados, a opção “é difícil conciliar diversos pontos de vista” foi a mais escolhida. Para Helenice Resende, analista de recrutamento e seleção do Nube, a dificuldade está em entender o diferente. “Tendemos a enxergar o oposto como errado e, inconscientemente acionamos mecanismos de defesa capazes de impedir a análise de outras realidades”, afirma. Ela ainda alega: “a principal ferramenta para nos auxiliar a reverter esse comportamento é a escuta ativa. Ouça com atenção e sem preconceitos”.

Com 36,29% (4.767), a alternativa “lidar com personalidades distintas” apareceu em segundo lugar nos obstáculos dos relacionamentos interpessoais. “A pluralidade é inerente à condição de ser vivo. Tentar transformar no outro o imutável, é gastar energias as quais poderiam ser investidas em vários aspectos de sua vida”, expõe a analista. Para ela, é necessário rever seus conceitos. “Não adianta sermos resistentes à individualidade alheia, é como lutar em uma guerra perdida”, explica.

“Manifestar minhas opiniões” foi a opção de 8,64% (1.134). Para esses, é indispensável tomar alguns cuidados na hora de tecer algum comentário. “Ao expor pontos de vista, é preciso evitar discursos baseados em preconceitos, para não gerar discussões desnecessárias”. Além disso, segundo Helenice, é imprescindível filtrar bem as palavras antes de concretizá-las em uma fala. “Se realmente for imperativo abordar determinado assunto em equipe, busque as palavras mais assertivas e sutis, para não expor ou desqualificar alguém”, indica.

Já 3,97% (521) apontaram “entender a opinião dos outros” como maior obstáculo. “É essencial pararmos de medir pessoas com a nossa própria régua! Ao ouvir alguém, preste atenção e busque analisar a situação com o olhar do próximo”. Para a psicóloga, essa não é uma tarefa fácil, mas aspecto vital para melhorar as relações. Portanto, busque sempre valorizar, não somente suas vivências, como também a de seus colegas, pois isso facilita o entendimento.

Por fim, 3,16% (415) escolheram “compreenderem minhas ideias” como principal empecilho. Nesse caso, adaptar a forma de exposição de seus pensamentos de acordo com o receptor de sua mensagem, é primordial. “É extremamente importante estruturar seu raciocínio pensando em todas as possibilidades de discordância. Isso já te mantém um passo à frente. Além disso, é preciso traçar uma linha lógica, tornando-a o mais clara e concisa possível”, explica. Helenice ainda diz: “vale a pena repensar e construir melhor suas considerações, pois você pode perdê-las por não saber explicá-las corretamente”.

Para a especialista, a resistência em aceitar diferentes perfis e opiniões dentro da organização é frequente. “O resultado reflete, na verdade, uma condição capaz de afetar diversas esferas da vida”. Para resolver esses problemas, a empatia é indispensável e infalível. “Ao saber ouvir, conseguimos entender qual é a melhor maneira de expor nossas próprias sugestões”.

Portanto, ser solícito, paciente e não agir com preconceitos são características fundamentais para uma boa interação em qualquer contato social.

Fonte: Helenice Resende, analista de seleção do Nube
Serviço: pesquisa revela quais são os desafios do trabalho em equipe
 

Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.500 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 800 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 11 milhões de ligações, enviados 3,2 milhões de SMS e encaminhados 750 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.
 
O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete